A temporada de calor está chegando e, com ela, o ar-condicionado reina como eletrodoméstico quase indispensável para manter o conforto térmico nos ambientes, residenciais e corporativos. Só que esse conforto tem seu preço, que vai muito além da aquisição do equipamento. Afinal, com as altas na tarifa de energia elétrica, é preciso controlar o uso para que o refresco na temperatura não provoque um descontrole nos gastos.

Para ajudar nossos leitores nesta tarefa entramos em contato com uma empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionados e listamos abaixo seis dicas apresentadas pelo eletricista responsável, Igor Leonardo, que irão contribuir para o uso adequado do equipamento e, consequentemente, para a redução dos gastos energéticos.

6 truques para economizar energia com seu ar-condicionado 

Todo sistema de climatização trabalha com base na troca térmica. Mas como isso funciona? Simples, o ar do ambiente, que está mais quente que a tubulação da unidade interna do ar-condicionado, perde caloria quando passa pelo mesmo. E para onde vai essa caloria? Essa caloria vai para a unidade externa através das tubulações de interligação. Chegando na unidade externo o processo acontece de forma invertida, ou seja, as tubulações perdem caloria para o ambiente. 

O que posso fazer para melhorar a eficiência desse sistema? 

Vamos lá:

Ajustar o ar condicionando para desligar

Usando o controle do seu ar-condicionado você pode ajusta-lo para desligar uma hora antes de levantar. Essa uma hora no período da manhã não é tempo suficiente para que o seu quarto esquente. Uma hora por dia corresponde a 30 horas no mês, isso equivale a mais de 3 noites de uso.

Velocidade do vento

Como explicado anteriormente, o ar-condicionado trabalha com a troca térmica do ar ambiente passando pela unidade interna, sendo assim quanto mais lento o ar ambiente circular, mais tempo mais tempo irá demorar para climatizar o ambiente. Ajuste a velocidade do vento para alta.

Ajustar a temperatura 

Quanto menor for a temperatura ajustada, maior será o tempo que a unidade externa ficará ligada. A Anvisa na resolução nº 9 recomenda o seguinte: “A faixa recomendável de operação das temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C…”.

Limpeza dos filtros de ar 

Limpeza periódica dos filtros do seu ar condicionando além de impactar na qualidade do ar ambiente ainda influencia na eficiência energética. Se os filtros estão bloqueados pela sujeira acumulada, o mesmo obstrui a passagem do ar ambiente diminuindo a eficiência. Limpe o filtro do ar-condicionado uma vez na semana.

Limpeza completa do ar condicionando 

Mesmo limpando os filtros, um pouco da sujeira acaba passando dentro do ar-condicionado, criando uma espécie de isolação na serpentina o que dificulta a troca térmica com o ar ambiente. Essa sujeira também se acumula na turbina de ventilação, ocasionando a diminuição do fluxo de ar ambiente. Programe uma limpeza completa com um técnico especializado a cada 6 meses.

Invista em um aparelho inverter

Se o seu objetivo principal for economizar, o modelo inverter de ar-condicionado é o mais indicado. Isso porque ele possui um compressor eficiente, que permite que o aparelho atinja a temperatura ideal sem desligar, evitando picos de energia e contribuindo para a economia.

Colocando em prática essas dicas você verá a diferença no final do mês e não vai precisar deixar de usar o aparelho.

Se você é de Rondonópolis e está na jornada de encontrar um eletricista que atenda suas necessidades, entre em contato com a ELI Elétrica e Ar-Condicionado pelo telefone (66) 99678-5027 ou pelo WhatsApp e fale com o Igor.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.