Mato Grosso sedia, pela primeira vez, o Seminário Internacional de Polícia Comunitária. Com o tema: “A força que vem da comunidade’, o evento é uma parceria da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, com a Federação dos Conselhos de Segurança (Feconseg) e a Assembleia Legislativa.

O seminário ocorrerá nesta quarta-feira (25.05), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), no Centro Político Administrativo, das 8h às 18h. Além de apresentar modelos exitosos de outros estados, Mato Grosso vai apresentar o que vem fazendo ao longo dos últimos três anos em relação à participação da sociedade na segurança pública. 

Serão 14 palestrantes entre nacionais e internacionais. Do Japão, os participantes conhecerão o ‘Sistema Koban’, modelo de segurança comunitária. Além da palestra com Nobuyuki Kimura, da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), agentes da Segurança Pública, presidentes de conselhos comunitários de segurança e outras lideranças mato-grossenses terão a oportunidade de saber quais os resultados do emprego desse sistema em comunidades brasileiras nos estado de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins.  

Do Governo Federal, o seminário terá palestrante Gleidison Antônio de Carvalho, representando a Diretoria de Políticas de Segurança Pública da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança). Carvalho fará uma palestra explanando ações da Política Nacional de Segurança Comunitária.

O coordenador de Polícia Comunitária na Sesp, tenente-coronel Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, explica que um dos objetivos desse seminário é fazer com que a sociedade civil, através de suas representações, se aproxime e interaja cada vez mais com as forças de segurança.

O tenente-coronel Carlos assinala que polícia comunitária é um modelo de segurança que já consolidado no Brasil e no mundo que tende a avançar cada vez mais.   

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até hoje esta segunda-feira (23.05), de forma online pelo e-mail cpc@sesp.mt.gov.br, ou pelo whatsapp(65) 99249-5506. Os dados necessários com os seguintes: nome, instituição, e-mail e telefone. No local do evento, pouco antes da abertura, também será possível se inscrever.