A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública, oferta 90 vagas para o curso de Educação Profissional Técnico em Enfermagem, na modalidade presencial. A qualificação será realizada em Cuiabá, a partir de junho deste ano.

A inscrição pode ser feita até o dia 8 de maio, de maneira gratuita, exclusivamente pela internet por meio deste link.

De acordo com o Edital nº 06/2022/ESPMT/SES, o curso será dividido em três turmas, sendo 30 vagas por turno (matutino, vespertino e noturno). Já estão contabilizadas as vagas para pessoas com deficiência (10%), quilombolas (5%), indígenas (5%) e egressos do sistema penitenciário (5%).

Para concorrer às vagas, o candidato deverá passar por processo seletivo em três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório e a terceira etapa classificatória.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 30 de maio, no Diário Oficial do Estado, e a homologação do resultado será no dia 03 de junho, também publicada em Diário Oficial.

Os candidatos aprovados deverão se matricular no curso no período de 06 a 09 de junho. A carga horaria do curso é de 1.800 horas, sendo 1.200 horas de aulas teórico-prática e 600 horas de estágio curricular obrigatório.

O profissional técnico de enfermagem terá competência para atuar em: ambulatório, Centros de atenção psicossociais, clinica, consultórios, cuidados domiciliares, hospitais, indústrias e comércios em serviços de segurança do trabalho, instituições de longas permanências, organizações militares, serviços de urgências moveis, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e centros de referências.

O curso tem o objetivo de formar profissional com habilidades cognitivas, procedimentais, atitudinais e relacionais sempre fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos e educacionais a fim de realizar ações e procedimentos que auxiliem na promoção, prevenção e recuperação da saúde.