Estudantes interessados em participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até hoje (5) para se candidatar. Essa etapa é para quem havia se inscrito no processo seletivo regular, mas não foi aprovado em nenhuma das duas chamadas do programa. A previsão é de que o resultado da lista de espera do Prouni seja divulgado na próxima quinta-feira, dia 07. A inscrição deve ser feita no endereço https://acessounico.mec.gov.br/prouni.

O Prouni é uma das opções de acesso a cursos de graduação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir do programa, os participantes podem manifestar interesse nas bolsas de estudo parciais e integrais que cobrem, respectivamente, 50% e 100% das mensalidades em instituições de ensino superior particulares. Para o primeiro semestre de 2022, o programa disponibilizou 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 e 91.965 parciais. 

Diferentemente de outras edições, nesta os participantes puderam concorrer com notas obtidas no Enem 2020 e 2021. A mudança foi definida na Medida Provisória (MP) 1.075/2021 editada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro no final do ano passado. 

Para concorrer às bolsas do Prouni, a pessoa não deve possuir diploma do nível superior e deve, obrigatoriamente, ter participado do Enem obtendo, pelo menos, 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Para uma bolsa integral, o participante deve comprovar renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.