Um novo espaço para a academia de ginástica e musculação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi aberta ao público nesta quarta-feira (06.04). O local onde funcionava um depósito inutilizado foi reformado com recursos da Politec, e adaptado para a instalação dos equipamentos da antiga unidade, e novos equipamentos, adquiridos por meio de incentivo financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública que compreende a Promoção de ações de valorização e melhoria da qualidade de vida dos profissionais de segurança.
A academia da Politec não recebia novos aparelhos desde de sua inauguração no início de 2014. A obra de reestruturação custou o valor de R$ 247 mil, entre reforma e aquisições de equipamentos.
A finalidade do espaço é oferecer a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, de força muscular, resistência e flexibilidade, proporcionando aos seus usuários uma vida mais saudável.
Durante a inauguração, o Diretor-Geral da Politec Rubens Sadao Okada agradeceu a todos os servidores que colaboraram com a concretização do projeto de reestruturação, e anunciou novas melhorias para a academia. “ A Politec é um órgão estressante, a gente trabalha em um ambiente muito pesado, e este é um espaço para a gente poder ter uma convivência melhor, melhorar o relacionamento interno da instituição e na segurança, pois o espaço está disponível para todos da Sesp, não é só da Politec. E nós estamos finalizando um projeto para a ampliação deste espaço para comportar os novos equipamentos que estão chegando, e reformar o banheiro, para ficar melhor ainda esta academia. Faço o convite que os servidores da Politec façam o uso deste espaço que é nosso”, reforçou.
As academias integradas de Ginástica e Musculação situadas nas unidades da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Politec, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Judiciária Civil, estão vinculadas à Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e foram implantadas por meio do Convênio celebrado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O novo espaço disponibiliza a supervisão de quatro educadores físicos, e funciona com os horários organizados para que a academia possa ficar 12 horas aberta, das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. De acordo com a educadora física Sandra Caetano, os treinos são elaborados de acordo com a necessidade e objetivos e características físicas de cada aluno. A unidade tem capacidade de atendimento de 15 pessoas por hora.
“
Foram adquiridos vários equipamentos novos que não tinha no espaço antigo, alguns ainda não foram entregues, um exemplo dos novos equipamentos é o gráviton, piso de borracha, remada sentada articulada. Quem quiser saber todos que chegaram convido a nos fazer uma visita”, citou.
Conforme a
Coordenadora
de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança,
Mônica Rodrigues de Souza, a academia faz parte da política de valorização dos servidores da Segurança Pública, pois contribui para a qualidade de vida dos profissionais. “
É de fundamental importância este espaço para a
Politec
. Os benefícios de praticar atividade física para os servidores da segurança são inúmeros, pois possibilita saúde e bem estar, inclusive minimizando o estresse na rotina do trabalho, e consequentemente no desempenho de suas funções”,
afirmou.
Com a reinauguração da academia, a expectativa é que haja aumento da procura da unidade. Somente em 2022, a academia recebeu 22 novas matrículas. “A expectativa é das melhores possíveis, pois neste último mês apenas com o movimento da inauguração do novo espaço o movimento da academia já obteve uma melhora significativa.E também estamos tendo bastante procura de alunos perguntando sobre a matrícula pois querem começar a malhar no espaço novo”, disse Sandra.
Como começar
Para novas matrículas, o interessado precisa apresentar atestado de aptidão física fornecido pelo médico, e de informações sobre os dados funcionais. A academia pode ser utilizada pelos funcionários, servidores e estagiários da Politec e de demais órgãos desconcentrados da Secretaria de Estado de Segurança Pública.