O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 75.850 doses de vacinas para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.  Uma remessa chegará em Mato Grosso às 17h20 desta segunda-feira (11.04) e outra às 17h20 desta terça-feira (12.04) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.  

Nesta segunda-feira chegarão, por um voo da Latam, 67.450 doses da Janssen para imunização de reforço. Nesta terça-feira, está prevista a chegada de 8.400 doses da Pfizer para imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para retirada dos municípios.

Os municípios não precisarão solicitar doses infantis à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), pois para este público, serão distribuídas pelo órgão estadual aos municípios conforme pactuação da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), que será publicada ainda nesta semana.

Já as doses de reforço da Janssen serão distribuídas de acordo com a Resolução CIB nº 126 de 2021, mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível com a necessidade local.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 7,8 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19.