A rotina das comunidades escolares retratada em um livro fotográfico: esse é o Ser Diretor – uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras, de autoria do fotógrafo e jornalista Eder Chiodetto, que retrata o cotidiano de gestores escolares do país.

Profissionais da educação reconhecidos pelo seu comprometimento e dedicação que, mesmo em contextos desafiadores, conseguem construir vínculos com a comunidade escolar e tomar decisões que impactam positivamente na aprendizagem dos estudantes. Com isso, os personagens presentes no livro representam o poder transformador da gestão escolar.

Idealizado pelo jornalista, em parceria com o Instituto Unibanco, Chiodetto conseguiu quase quatro mil fotografias e 25 horas de entrevistas com diretores de escolas públicas do Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e Espírito Santo. As fotos foram reunidas no livro que está disponível para download gratuito.

O livro tem dois momentos: o ensaio fotográfico, para introduzir o leitor às atmosferas captadas, seguido de textos das entrevistas e outras fotografias das escolas que incluíam os retratos dos diretores.

Antes de virar livro, o projeto foi contemplado com mostras no Museu da Imagem e do Som e exposição na estação República do metrô de São Paulo. “Ao sair da última escola que fotografei, em Natal, no Rio Grande do Norte, fui tomado por uma certa nostalgia. De certa forma, por esses sete meses, a rotina de acordar cedo e ir para as escolas havia me reconciliado inesperadamente com aquele garoto tímido, que preferia ficar no fundo da sala, olhando o mundo pela janela em contraluz, atento aos ensinamentos dos professores e sonhando com um futuro até então incerto e improvável”, revela o fotógrafo.