Seis agentes de crédito dos municípios de Sinop e Alto Paraguai participaram de treinamento online realizado nessa terça-feira (12.04) pela Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. De acordo com o gerente de crédito da Desenvolve MT, Laerte Guimarães, o treinamento serve para esclarecer aos agentes como funciona o processo de tomada de crédito e como eles podem ajudar o empreendedor.

Cada agente é treinado para dar suporte no processo de solicitação de crédito, facilitando o encaminhamento das propostas para a Desenvolve MT, além de diminuir a margem de erros que podem acontecer durante o preenchimento do cadastro ou da proposta.

Segundo Laerte, o agente precisa estar apto para solucionar dúvidas de empreendedores e ser capaz de auxiliá-lo em tempo hábil. “Dúvidas geram certa fragilidade, então é importante auxiliar o cliente a preencher o cadastro, para que não haja erros nos documentos”, acrescenta.

Os agentes de crédito credenciados são parceiros da Desenvolve MT, atuam na oferta de crédito por meio de prefeituras e associações, e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio e setor de serviços.

Por meio do treinamento, eles conheceram todas as linhas de crédito da agência, o processo de preenchimento de cadastro e documentos, e o sistema da plataforma online em que é solicitado o crédito e inserido os documentos do empreendedor para análise. Também, compreenderam que o processo de cadastro é o mesmo, independente da linha e do valor que será solicitado. 

O gerente de crédito salientou que os agentes de crédito podem verificar qual a melhor opção de garantia para o cliente e devem sempre manter uma comunicação transparente de como funciona todo o processo. 

Em 2021, os municípios do interior atingiram um índice alto de recursos repassados aos empreendedores: cerca de R$ 8 milhões em crédito foram concedidos. Atualmente, são 38 municípios parceiros que possuem agentes de crédito habilitados e 15 entidades de classe que prestam apoio e atendimento aos empreendedores nos municípios, para facilitar o acesso ao crédito.

Este foi o segundo curso oferecido em 2022. No mês de fevereiro, outros 18 colaboradores de prefeituras do interior do estado e de Câmaras de Dirigentes Logistas (CDLs) participaram do primeiro treinamento online.

(Com edição e supervisão de Livia Rabani)