Trinta adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Masculino de Cuiabá participam de uma imersão na cultura de vários países a partir do projeto Festival das Nações. Na manhã desta sexta-feira (29.04), os jovens prestigiaram a uma apresentação de sapateado americano, jazz dance e ainda performance de dança latina.  

A programação teve início na última segunda-feira (25.04) e segue até a próxima quinta-feira (05.05) com uma feira gastronômica. O diretor do Case Cuiabá, Urias Avelino Dantas, explica que o projeto faz parte do calendário anual da escola da unidade. 

“A ideia é que os adolescentes aprendam sobre a cultura de diversas nacionalidades e para cada apresentação há um convidado ministrando um pouco da cultura, história e geografia do país”, afirma. 

Urias ressalta que essa é uma oportunidade para o adolescente privado de liberdade ter uma experiência diferente na unidade, somando as outras atividades e oficinas que são realizadas comumente.

Ainda conforme o diretor, todo e qualquer momento que proporcione interação entre os adolescentes, aliado à reflexão artística, funciona como uma prática que beneficia o processo de ressocialização.

“Esse trabalho só está sendo possível graças aos nossos servidores, professores, gestores do Case, analistas de atendimento e o envolvimento dos próprios adolescentes que participam ativamente das oficinais, eles ficam encantados com os estilos de músicas, danças e a cultura dos países”, comenta.