A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reuniu, na manhã desta sexta-feira (25), no auditório da gestão central, em Cuiabá, diretores regionais de ensino, diretores adjuntos e diretores escolares. Eles participaram de uma live pelo Canal Seduc-MT no YouTube, na qual o secretário Executivo e secretário em exercício de Educação, Amauri Monge Fernandes, esclareceu dúvidas a respeito de temas pertinentes à gestão das unidades escolares.

Das 09h às 11h, a live contou com a presença de diretores de escolas de Cuiabá e de cidades que compõem a região metropolitana da capital. De outras cidades do interior, a participação se deu por meio de chat com perguntas enviadas. “Essa abertura proporcionada pela Seduc era esperada e se concretiza. A oportunidade que tivemos foi imprescindível e precisamos de outras como essa”, avaliou Handus Silva Freitas, diretor da Escola Estadual Senador Azeredo, em Cuiabá.

Handus reconheceu, ainda, a agilidade exigida pela Seduc para que as respostas às demandas apresentadas sejam encaminhadas pelas secretárias ajuntas. “Avaliar tudo em cerca de quinze a vinte dias é importante para colocarmos em prática as soluções de cada caso apresentado”, completou.

Na avaliação de Endrigo Antunes Martins, diretor da Escola Estadual Dr. Estevão Alves Correa, que fica no bairro Tijucal, em Cuiabá, foi uma discussão benéfica para todas as 700 escolas da Rede Estadual de Ensino. “A existência desse espaço de discussão é fundamental, tanto quanto os encaminhamentos que agora serão feitos pela Seduc”.

Entre os temas discutidos, tiveram destaque o PDE Pedagógico, PDE Infraestrutura, programação de mandato de diretores de escolas, repasses da merenda, web ponto, atribuição de aulas e a Portaria nº 233/2022/GSS que dispõe sobre permissão de uso de espaço para funcionamento de cantinas e propaganda comercial em muros das unidades escolares da Rede Pública Estadual.

São temas amparados por regulamentação embasada em leis, instruções normativas e portarias, mas ainda há algumas dúvidas e ajustes que podem ser feitos para melhorar a gestão dos diretores. “Esse apoio da Seduc é estratégico para que haja aplicação correta de recursos, em especial nos processos de rotina que devem ser planejados, acompanhados pelas Diretorias Regionais de Ensino e orientados pela Seduc”, avalia a secretária adjunta de Gestão Educacional, Alcimaria Ataides da Costa.

Para o diretor da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, Thiago Baldrighi, essa oportunidade oferecida aos gestores proporcionará resultados cada vez melhores.

O secretário em exercício, Amauri Fernandes, destaca que a participação dos profissionais da Educação na elaboração do projeto pedagógico das escolas e o envolvimento da comunidade em conselhos é um direito assegurado. No entanto, segundo ele, a gestão democrática da educação ocorre de fato quando todo esse contingente se une para discutir demandas e apontar soluções como foi no caso dessa live.

“Quanto mais consciente esta ação, maiores são as possibilidades de construirmos uma educação inclusiva, democrática e de qualidade social para todos”, observa Amauri. Ele lembra que os temas apontados não foram do interesse exclusivo dos diretores. “Eles representam a gestão democrática discutida, exercida e compreendida por estudantes, funcionários, professores, pais, gestores, bem como pelas associações e organizações sociais da cidade e dos bairros. Portanto, a live foi de interesse de toda a sociedade”.

Amauri Fernandes lembra que a Seduc tem reforçado a orientação de promover a integração com os diretores e discutir com os gestores das unidades cada movimento e cada detalhe da gestão que precisa aprimorar. “Só conseguimos fazer isso com diálogo e acompanhamento”, finalizou.

 

Saiba mais

Acesse a live no Canal da Seduc-MT no YouTube pelo link AQUI.