A Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica (DMIT) da Politec iniciou, na segunda-feira (23.03), a capacitação presencial de servidores dos postos de identificação do interior de Mato Grosso para operarem o kit de biometria utilizado no processo de emissão do documento de identidade (RG).

Participam da capacitação servidores de 12 municípios, sendo: Acorizal, Alto Boa Vista, Araputanga, Colíder, Indiavaí, Luciara, Nova Monte Verde, Planalto da Serra, São José do Rio Claro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Poxoréu e Cocalinho. O curso, com duração de dez dias, foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira metade, ofertada na semana passada, ocorreu de maneira virtual.

Durante o treinamento são apresentados conteúdos teóricos e práticos que vão desde a operacionalização do Sistema de Identificação Civil, legislação, atendimento ao público, técnicas de coleta das impressões digitais, consulta e emissão de documentos de identificação criminal. A capacitação conta ainda com atividades práticas de atendimento ao público com o auxílio do sistema biométrico.

Na próxima segunda-feira (28.03) será iniciado o treinamento presencial para uma segunda turma, composta por servidores dos cartórios conveniados dos seguintes municípios: Brasnorte, Sorriso, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Jaciara e Nova Xavantina.

A capacitação é necessária para o início dos atendimentos para a emissão de RG´s nesses estabelecimentos. No estado, cinco cartórios já começaram a prestar o serviço, sendo, os cartórios do 3º Ofício de Cuiabá, 2º Ofício de Rondonópolis, 2º Ofício Tangará da Serra, 2º Ofício Barra do Garças e 2º Ofício Pontes e Lacerda.

 * Com supervisão de Tita Mara Teixeira