O governador Mauro Mendes destacou, na noite desta quarta-feira (16.03), a importância dos cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) para a qualificação e formação de mão de obra especializada no Estado.

“A Unemat ao longo dos 30 anos tem desempenhado um papel importante na educação, na formação, na qualificação e criação de oportunidades para milhares de mato-grossenses. Mato Grosso é sem dúvida nenhuma um diferencial dentro desse país e tem uma perspectiva de futuro muito positiva e, para que isso se torne em realidade, é importante a qualificação de pessoas e a formação correta da mão de obra para aquilo que realmente o mercado necessita”, pontuou.

A observação do governador foi feita durante a aula inaugural presencial dos cursos do Núcleo Pedagógico de Cuiabá, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para alunos das turmas de Engenharia de Produção Agroindustrial, Gestão de Negócios e Inovação e Gestão Pública.

Segundo o governador a vinda da universidade para Cuiabá e a criação dos cursos foi pensando para a geração de empregos.

“A Unemat desempenha um papel importante em todo o Estado de Mato Grosso e era um sonho há décadas trazer aqui para a baixada cuiabana e atender todos os municípios do entorno de Cuiabá. Graças a Deus conseguimos realizar esse sonho e vamos ter cursos importantes, que vão contribuir na formação e qualificação profissional da população. A universidade não é só para gerar um diploma ou fazer uma qualificação que não tenha objetividade com aderência ao mercado de trabalho. É preciso criar cursos que o mercado está demandando, para que agregue valor, conhecimento e sirva para o profissional desenvolver alguma atividade que realmente traga resultado daquele investimento que o estado está fazendo na sua qualificação”, ressaltou

A Unemat possui 13 câmpus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de Educação a Distância. Atende cerca de 20 mil estudantes em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas.

“Este é um momento ímpar para nós, pois estamos consolidando a presença da universidade aqui em Cuiabá. O governador deixa bem claro que Mato Grosso vive um momento econômico especial, mas que também exige uma demanda de profissionais formados. Diante disso a Universidade estudou a necessidade de profissionais em determinada área e ofertar cursos de formação sob demanda”, observou o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin.

O deputado Wilson Santos destacou o momento muito importante, pois depois de quase 30 anos a Universidade Estadual chega à capital. “A maior população de Mato Grosso está em Cuiabá e Várzea Grande e não tínhamos uma universidade estadual aqui. Sem dúvida nenhuma uma noite inesquecível para a educação pública superior de Mato Grosso. Os cursos ofertados pela Unemat são muito bem avaliados. Ela tem em seu quadro de docentes mestres, doutores e pós-doutores. E esse conjunto de qualidades está à disposição do Estado. Os alunos terão todas as condições de aprendizado e buscar conhecimento”.

Também estiveram presentes na aula inaugural os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Laice Souza (Comunicacão) e Nilton Borgato (Ciência e Tecnologia), o deputado estadual Max Russi, o pró-reitor de Ensino de Graduação pro tempore, Everton Nascimento; a diretora do Câmpus Universitário do Médio Araguaia, Kelli Munhoz, diretores e assessores da Unemat.