O presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, Jair Marques, e o assessor executivo, José Roberto Webber, percorreram, nesta semana, municípios de Mato Grosso em busca de novas parcerias e apresentar a instituição na busca de fomentar e apoiar os pequenos empreendedores do Estado.

Na terça-feira (22.03), a visita foi à cidade de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá) para participar da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, promovido pela Associação Comercial em parceria com a prefeitura. O evento reuniu mais de 100 mulheres empreendedoras, outras que estão se preparando para empreender, entidades de classes e autoridades locais.

Temas importantes para potencializar os conhecimentos das mulheres empreendedoras foram abordadas durante o encontro com duas palestrantes da cidade. A Desenvolve MT apresentou a linha de crédito Mulher Empreendedoras, programa voltada para as mulheres que pretendem fomentar os seus negócios.

A palestra foi ministrada pelo assessor José Roberto, que, em um bate papo, apresentou os programas de crédito que o Governo do Estado disponibiliza para os empreendedores, e esclareceu todas as dúvidas das participantes.

“Foi um evento de extrema importância, através da parceria com a Desenvolve MT, Aciple e Prefeitura podemos fortalecer o empreendedorismo local e ajudar quem realmente precisa, espero em breve possamos reunir novamente, e abrir um espaço para maior número de empreendedores”, diz Franklin Rohr, secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste

Para o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, voltar a ter contato com o público empreendedor é muito importante para entender a demanda dos municípios. “O Governo do Estado vem cumprindo o seu papel criando um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, e nós da agência estamos trabalhando para fomentar e dar o apoio necessário”, explica.

Primavera do Leste possui um agente de crédito cadastrado que presta apoio e auxilia os empreendedores locais na tomada do crédito. Em 2021, o município ficou em sexto lugar no ranking com R$ 708 mil em concessão de crédito aos pequenos empreendedores.

Na quarta-feira (23.03), o prefeito de Campo Verde (137 km de Cuiabá), Alexandre Lopes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Soares, receberam os diretores da Desenvolve MT. O objetivo foi fortalecer a parceria existente, apresentar as demandas locais de crédito da cidade que estão represadas.

O prefeito sinalizou positivo e disse que tem intenção em movimentar ainda mais o crédito para o pequeno empreendedor. No próximo mês a caravana continua, e será a vez de visitar os municípios da região Norte, Nova Mutum, Sorriso e Sinop.