O presidente da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve-MT), 

Jair Oliveira Marques,
irá participar do 7º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que acontece nos dias 15 e 16 de março. O evento irá debater uma agenda global cujo objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável e o impulsionamento da economia com a agenda 2030.

O Fórum será totalmente on-line e aberto ao público. Participarão dos debates representantes dos governos federal e estaduais, integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, além de membros da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Durante o evento, será apresentado o Plano ABDE 2030, documento criado pela entidade com ações para impulsionar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As instituições financeiras e agências de fomento que integram a ABDE, são importantes por protagonizar e viabilizar as ações em torno dos objetivos da Agenda.

Segundo Jair Marques, a agência buscou atuar como facilitadora e, para isso, desenvolveu programas de crédito direcionados principalmente para o pequeno e médio empreendedor, além de buscar soluções para democratizar ainda mais o crédito.

No dia (15.03), às 11h30 (horário de Brasília), Jair Marques participa como comentarista do Painel 1: Reflexões sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável com economistas, que tem como foco estimular sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável a partir da visão de economistas com diferentes perspectivas sobre o tema do desenvolvimento.

À tarde, às 16h20 (horário de Brasília), o presidente participa do painel 4: Blend Finance e instrumentos garantidores na Agenda 2030.  Com um vídeo institucional, ele irá compartilhar os caminhos e soluções que a agência tem trilhado para fomentar os negócios dos pequenos e médios empreendedores de Mato Grosso.

Os interessados em participar do Fórum do Desenvolvimento Sustentável podem se inscrever pelo site forumdodesenvolvimento.com.br