Na próxima segunda-feira (28.03), a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza eventos para fomentar o acesso à leitura e à informação a pessoas com deficiência. As atividades, que são realizadas em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, fazem parte da programação em comemoração aos 110 anos do equipamento cultural.

Pela manhã, crianças de 7 a 11 anos, com e sem deficiência visual, participam da roda de leitura que visa integrar e contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão. 

Durante a tarde, das 13h às 16h, será ofertada a Oficina de Leitura Inclusiva. Direcionada principalmente a bibliotecários, professores, educadores, contadores de história, tradutores e interpretes de libras, a atividade está com inscrições abertas por meio de formulário online (Link aqui). As vagas são limitadas.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e acontece em âmbito nacional. O objetivo é formar Grupos de Trabalho em cada Estado para construir novas ações de leitura e inclusão ou potencializar as já existentes.

Aniversário da Biblioteca Estadual

Fundada no dia 26 de março de 1912, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Integram a programação de aniversário as atividades de leitura inclusiva, um evento comemorativo com homenagens a representantes da cadeia produtiva do livro, dos mediadores de leitura e da comunidade usuária, além da Exposição Bibliográfica e Iconográfica.

Aberta para visitação até o dia 1º de abril, a mostra comemorativa traz documentos, fotos e livros que contam a história da Biblioteca Estadual.