A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou, nesta segunda-feira (21.02), a entrega de 23 radiocomunicadores digitais para o município de Água Boa (736 km de Cuiabá). Esta já é a quarta etapa da implantação do projeto no Estado, que visa a modernização do sistema de comunicação, garantindo a integração e agilidade nos atendimentos à população.

A ferramenta garante mais segurança na troca de informações entre as forças de segurança, pois possui criptografia de ponta a ponta, evitando que a comunicação tenha interferências, ou seja, copiada por organizações criminosas. 

Em Água Boa, serão contemplados com os rádios a Polícia Militar (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Sistema Penitenciário. 

Atualmente, 70% do Estado já possui esta nova tecnologia, deixando o analógico e sendo implantando o digital que contribui e oferece maior segurança no trabalho do dia a dia das forças de segurança, com resultados na redução dos índices criminais. 

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Juliano Chiroli, comemorou mais uma etapa da implantação do projeto no Estado e destacou a importância dos investimentos. “É uma tecnologia que garante mais eficiência, segurança, além de garantir um menor tempo de resposta no atendimento operacional, dessa forma, atendendo a sociedade com rapidez”, ressaltou. 

O projeto de radiocomunicação é fruto do investimento da atual gestão na segurança pública e a expectativa é que até o mês de junho deste ano todo o Estado de Mato Grosso possa contar com esta tecnologia digital.


(Com supervisão de Julia Oviedo)