A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por meio do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), deu início nesta terça-feira (22.02) ao “1º Encontro Anual da Sefaz-MT – Conversando sobre Estratégias”. O evento conta com a participação de servidores lotados nas unidades de negócio da secretaria e tem como objetivo avaliar e discutir melhorias dos processos, serviços e principais entregas ao cidadão.

Para o chefe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados, da Sefaz, Nelson Viana, o encontro vai proporcionar “reflexões acerca da governança e planejamento estratégico da Sefaz como instrumentos de melhoria contínua dos nossos processos”. O foco será a execução, o acompanhamento de resultados e o desempenho das iniciativas estratégicas por meio do Plano Tático e Operacional a ser construído pelas unidades de negócio da secretaria.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, participou do primeiro dia o encontro e destacou o importante trabalho desempenhado pelos servidores fazendários no decorrer nos últimos quatro anos que permitiram ao Estado alcançar o equilíbrio fiscal e econômico.

“Umas das principais características dessa gestão é ser formada por praticamente, senão todos, servidores efetivos, demonstrando que são capazes de superar a si e a própria estrutura da organização. Nesses quatro anos enfrentamos desafios que não foram fáceis e agora temos novos desafios dentro da Sefaz”.

Alguns eixos estratégicos devem nortear a execução das ações a serem executadas nos próximos dois anos.  Como, por exemplo, o aprimoramento da gestão fiscal, o aperfeiçoamento das contas públicas, a simplificação dos processos, além de uma maior eficiência na fiscalização, arrecadação e cobrança tributária. Outro processo em andamento na secretaria e que será priorizado é a transformação digital da Sefaz, facilitando o acesso do contribuinte aos serviços ofertados.

“Quando olhamos para um Estado momentaneamente equilibrado pode achar que está tudo certo. Mas temos estar sempre com o espírito do inconformismo, porque sempre podemos melhorar e é isso que buscamos nesses dois dias de evento, melhorar cada vez mais”, pontua o secretário de Fazenda.

O encontro segue até está quarta-feira (23.02) quando, ao final dos debates, será elaborado um planejamento que vai nortear as ações e projetos a serem desempenhadas nos anos de 2022 e 2023. Durante os dos dias de evento, serão realizadas diversas apresentações divididas por secretarias adjuntas e unidades envolvidas na gestão estratégica da Sefaz.