O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), entregou nesta sexta-feira (04.02) 18 cadeiras de rodas ao município de Acorizal. O objetivo da ação é suprir as necessidades de pacientes que solicitaram auxílio do equipamento de locomoção na unidade especializada.

“O Governo de Mato Grosso, através do brilhante trabalho desenvolvido pelo Cridac, adquiriu os equipamentos para somar esforços junto aos municípios e, dessa forma, beneficiar o paciente que aguarda a cadeira para ter mais mobilidade e autonomia no seu cotidiano”, disse o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Foram entregues nove cadeiras de banho e nove cadeiras de locomoção. O secretário municipal de Saúde de Acorizal, Jean Taques, avaliou positivamente a ação e pontuou que as cadeiras farão a diferença na vida de cada cidadão.

“Muitos desses cidadãos está com a cadeira deteriorada ou já nem têm mais devido ao uso constante e a fragilidade do equipamento antigo. Agora, com esse material, mais moderno e adaptado a cada um, os pacientes se sentirão melhor”, acredita Jean.

Conforme explica a fisioterapeuta do município de Acorizal, Silvana Moraes, a equipe de saúde da cidade informou ao Cridac as especificidades de cada paciente, porque, apesar de serem deficientes, as necessidades deles são diferentes.

“Essas cadeiras são adaptadas para cada paciente com o objetivo de melhorar a atividade de vida diária deles porque as cadeiras que eles possuem são rígidas, os pneus quebram muito fácil. Nós tiramos as medidas, como o tamanho de assento, das pernas e dos braços para o Cridac adquirir conforme cada um para eles terem a facilidade de viver melhor”, ressalta Silvana.

De 2019 a 2021, o Cridac realizou a entrega de mais de 3.500 cadeiras de rodas comum e motorizadas a pacientes atendidos pela unidade especializada.

Serviço

O Cridac é uma unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, que fica localizado na Rua G, s/n Bloco A, do Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entre em contato pelos telefones: (65) 3613-1910 ou 3613-1912.