Orientação para emissão da carteira de trabalho digital, captação de vagas e seguro desemprego são alguns dos serviços oferecidos no Centro Estadual de Cidadania (CEC), que realizou 11.497 atendimentos ao público no mês de janeiro deste ano.

A unidade, localizada dentro do Várzea Grande Shopping, é gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e, desde a sua inauguração, em 2018, reúne em um só espaço físico serviços públicos com a finalidade de facilitar o acesso da população várzea-grandense.

Os órgãos que prestam serviço à população no local são: Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Procon Estadual, Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Entre os serviços mais procurados pela população destaca-se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram 6.969 mil atendimentos, entre protocolo (1858), captura de imagem (2.408), abertura de processo (1.278) e outros serviços.

O morador do bairro São Mateus, Osvaldo Caetano da Silva, já usufruiu dos serviços do CEC anteriormente. “Eu já vim aqui procurar alguns serviços. Dessa vez foi para renovar a minha carteira de habilitação e sempre fui muito bem atendido por todos”, afirmou.

Já o Sistema Nacional de Emprego (Sine) totalizou 1.565 procedimentos, dentre eles a orientação para emissão da carteira de trabalho digital (248), procura por emprego (361), solicitação de seguro desemprego (707) e captação de vagas de trabalho (249).

Para Marcela da Silva Farias, do bairro Icaraí, o CEC foi fundamental para que ela conseguisse abrir o processo do seguro desemprego. “O serviço que eu procurei foi o Sine, a respeito do seguro desemprego e consegui concluir o procedimento. Este espaço aqui é mais fácil para vir e muito bom, porque encontramos vários serviços no mesmo lugar, além do atendimento que é excelente”, disse.

Foram registrados ainda 222 serviços executados pelo Procon, 590 pela Sefaz e 2.151 pela Setasc. Cláudia de Campos Correa, moradora do bairro Nova Fronteira, buscou o CEC para se informar sobre a carteira de habilitação para PCD.

“Primeiro, eu fui atendida no Detran e posteriormente na Sefaz, fui muito bem atendida e esclareceram as minhas dúvidas. O espaço é maravilhoso, bem organizado e temos todos esses atendimentos oferecidos que ajudando no dia a dia da população”, declarou.

A secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Setasc, Rosineide Porcionato, explica que os serviços oferecidos na unidade obedecem as orientações da área de saúde para a contenção da pandemia, como a disponibilidade de álcool em gel, aferição de temperatura, visando sempre a proteção dos colaboradores e usuários.

“Continuamos procurando oferecer o maior número possível de serviços públicos concentrados em um só espaço, sempre primando pelo bom atendimento aos usuários que por ali passam”.

O atendimento ao público no CEC é das 10h às 18h de segunda-feira a sexta-feira conforme Portaria nº 160/2016/Setas. Contato: (65) 3694-0503.