A Polícia Militar realizará a solenidade de aniversário de 34 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope) nesta quarta–feira (16), às 17 h, no Teatro Zulmira Canavarros, na Capital. Na ocasião, os policiais irão homenagear alguns convidados com a entrega da Moeda Honorífica do Bope. 

A solenidade integra a programação especial em comemoração ao aniversário da unidade, celebrado no dia 20 de fevereiro. Autoridades civis e militares serão agraciadas com a Moeda Honorífica do Bope pelos serviços relevantes prestados à instituição e à sociedade. 

O Bope foi fundado em fevereiro de 1988, possui 118 policiais e integra o Comando Especializado (Cesp), atendendo ocorrências de maior complexidade e potencial ofensivo, como roubo a banco, tráfico de drogas, assalto com refém, além das ações criminosas envolvendo o uso de artefato explosivo.

Em 2021, os policiais do Bope realizaram 14 operações, atenderam 117 acionamentos e prestaram 28 ações de apoio às outras unidades da PM e de outras instituições estaduais das Forças de Segurança. Também realizaram 89 patrulhas bancárias e a equipe especializada antibomba atendeu 47 ocorrências; e a equipe do Canil Bope atendeu 43 demandas.  

A unidade atuou ainda na capacitação de 900 policiais, por meio de 37 instruções alto nível técnico. Os instrutores preparam policiais e agentes de segurança pública da PM e de instituições coirmãs como, Polícia Judiciária Civil, Sistema Penitenciário, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso e de outros Estados.  

Evento: Solenidade alusiva dos 34 anos do Bope  

Data: 16/02 (quarta–feira), às 17 h

Local: Teatro Zulmira Canavarros, Avenida André Maggi, Centro Político Administrativo, em Cuiabá