A ampliação dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) de forma online proporcionou maior agilidade e praticidade aos cidadãos de Mato Grosso, evitando o deslocamento desnecessário a unidades da autarquia.

Atualmente, cerca de 20 serviços de habilitação e veículos estão disponíveis para toda a população pelo site ou via aplicativo MT Cidadão, o que desafoga o atendimento presencial e otimiza tempo e recurso dos usuários. Com isso, a expectativa do órgão é reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial.

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos serviços mais procurados de forma online. De junho de 2020 até fevereiro deste ano, já foram iniciados 116.208 processos de renovação da CNH a partir do aplicativo MT Cidadão.

A corretora de imóveis, Glaucia Cardoso, realizou o serviço de forma online e relatou a experiência. “Fiz todo o processo de renovação da minha habilitação pelo aplicativo e realizei apenas o exame médico de forma presencial e depois busquei a minha CNH. Achei super prático e rápido. Me surpreendeu”.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, ressalta que o cidadão pode iniciar o processo de onde tiver acesso à internet, seja em casa ou no escritório, e ir ao Detran apenas para a coleta de imagem, caso seja necessário.

Outro serviço muito procurado pelos proprietários de veículos e que está 100% online é a emissão do Licenciamento Anual.  A taxa pode ser emitida no site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) na opção “Consulte Seu Veículo” ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o cidadão pode imprimir o documento, em formato de papel A4, no próprio site do Detran.

A nova versão do Licenciamento é de caráter definitivo, não sendo mais emitido no Detran-MT o documento em papel moeda, o antigo “verdinho”.

“Disponibilizamos vários serviços de forma online para facilitar a vida do cidadão e, consequentemente, desafogar o nosso atendimento presencial. Atualmente, mesmo que o usuário precise realizar algum serviço de forma presencial, o atendimento é rápido, pois é feito com dia e horário marcado previamente através do site do Detran”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Para 2022 a meta do Detran é continuar avançando no processo de modernização para tornar-se um órgão cada vez mais digital e menos burocrático para a população.

Confira os serviços disponíveis online:

– Renovação da CNH;

– Emissão do Licenciamento (agora impresso de forma online, em papel comum);

– Abertura do processo de transferência de propriedade;

– Mudança de município;

– Abertura do processo de primeiro emplacamento;

– Intenção de venda (para veículos adquiridos e emplacados a partir do dia 04/01/2021);

– Segunda via do CRV;

– Troca para Placa Mercosul (após abrir o processo pelo aplicativo, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular presencialmente);

– Inclusão de financiamento;

– Baixa de financiamento;

– Renovação para condutor PCD;

– Segunda via da CNH;

– Troca para CNH definitiva;

– Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);

– Emissão de certidão do condutor;

– Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e muitos outros.

Serviços presenciais  

Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial, tais como: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados à Senatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, comunicação de venda, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de defesa e Jari.

Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento prévio do atendimento, que deve ser feito pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).