A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Área Sistêmica (CSST), retoma nesta quinta e sexta-feira (27 e 28.01) o projeto “Pesagem Mensal”, que consiste em auxiliar os servidores da Seplag no automonitoramento do peso ao realizar, mensalmente, o exame de bioimpedância que mede, entre outras coisas, a quantidade de gordura corporal da pessoa.

A iniciativa faz parte do programa Ação Vida Saudável e também tem como objetivo incentivar os servidores a adotarem hábitos nutricionais mais saudáveis e a praticarem regularmente atividades físicas.

Além da Pesagem Mensal, o programa conta com outras ações voltadas para o cuidado com a saúde física e mental dos servidores, como as aulas de vôlei e futsal e as práticas online de mindfulness, treino funcional e ginástica laboral. Nos próximos meses o crossfuncional, que é uma atividade de condicionamento físico, também será integrado ao programa idealizado pela pasta.

“A gestão do governador Mauro Mendes tem um grande cuidado com a saúde dos nossos servidores, a valorização do servidor é algo muito sério para nós”, destacou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

De acordo com o educador físico da Seplag, Valdecarlos Santos, depois de realizar o exame, que além da gordura corporal ainda mede a massa magra e a quantidade de água no corpo, o servidor receberá seus resultados e os parâmetros para que também possa acompanhar a sua evolução no projeto, “incentivando o autocuidado”.

“A adoção de hábitos mais saudáveis também proporciona os chamados benefícios secundários como a diminuição da ansiedade e maior disposição para as atividades do trabalho e da casa, isso inclusive ajuda a evitar que os servidores se afastem do trabalho por questões relacionadas à transtornos mentais e comportamentais”, ressaltou o educador físico.

A pesagem ocorrerá sempre nas últimas quintas e sextas-feiras de cada mês, das 14h às 16h20, na sala da CSST/Seplag, próxima ao espaço de convivência da Controladoria Geral do Estado (CGE). Em razão da pandemia da Covid-19 e do surto de gripe, os servidores da pasta serão atendidos com horário marcado. A Coordenadoria ressalta que todas as medidas de biossegurança serão adotadas. Para participar do projeto, inscreva-se AQUI.

Mais informações pelos telefones: (65) 99222-9364 e (65) 3613- 3727 / 3722 / 3721.


(Supervisão de texto de Nayara Takahara)