O secretário estadual de educação, Alan Porto, e o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, assinaram nesta terça-feira (25.01) a ordem de serviço para a construção da Escola Estadual Ernandy Mauricio Baracat de Arruda (Nico Baracat), no bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande. A unidade terá 16 salas de aula, biblioteca, banheiros, refeitório, cozinha, laboratório, e quadra poliesportiva coberta com arquibancada.

As obras devem ser concluídas em um ano e contam com investimentos de R$ 5,7 milhões do Governo de Mato Grosso. 

“Este é um momento histórico para Várzea Grande. Estamos vendo o quanto a educação está avançando por aqui e o quanto ela pode transformar vidas. Em reunião de redimensionamento, o governador Mauro Mendes assumiu o compromisso de fazer esta homenagem e não medimos esforços para que fosse possível ”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto. 

O prefeito do município destacou a parceria com o governo e o desempenho para ofertar uma educação de qualidade. 

“Temos uma parceria que busca sempre o bem e melhoria da nossa cidade. Uma obra como esta vai melhorar e avançar o ensino dessas crianças e jovens, pois o Estado tem feito um trabalho inovador que investe em metodologia e infraestrutura”, disse Kalil Baracat. 

O nome da escola é uma homenagem ao ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Cidades, Nico Baracat. Ele faleceu em junho de 2012 após sofrer um acidente automobilístico na BR-163. 

“É muito gratificante para a família e a gente fica muito feliz, porque Nico foi uma pessoa muito humana, atuou na educação e trabalhou para ajudar o próximo e os menos favorecidos. Agora também fará parte da história do nosso Estado. Temos que agradecer muito ao governador por dar esse presente para Várzea Grande”, ressaltou Cleonice  Sarat Baracat, viúva do homenageado. 

Representando os vereadores, a professora Eucaris Arruda, pontuou os benefícios para toda a população. A escola terá capacidade para atender cerca de 800 alunos. 

“Quem ganha com isso são as nossas crianças que terão escolas ótimas, com obras bem feitas e planejada para atender tanto a parte estrutural, como o ensino. Nós só teremos um município forte, se investirmos na educação”, relatou a vereadora. 

Também participaram da assinatura da ordem de serviço o secretário adjunto executivo Amauri Fernandes, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Alcimaria Ataides da Costa, e a secretária adjunta de infraestrutura, Karina França, além de vereadores do município.