Anúncios

Muita gente se questiona se é saudável ingerir água durante as refeições. A resposta é que depende. Para algumas pessoas, esse hábito não representa nenhum risco, enquanto para outras, como quem sofre de refluxo, pode haver algum tipo de comprometimento.

Isso acontece porque a ingestão de líquidos na hora em que se está comendo pode acabar piorando os sintomas desse quadro. Outra contraindicação é para aqueles que estão em fase pós-operatória. Nesses casos, é melhor tirar a dúvida com um profissional.

Realizada com pessoas saudáveis, uma demonstrou, por meio de uma comparação entre quantidade de líquidos ingeridos antes e durante uma refeição, que a água é um dos fluidos liberados pelas células do estômago durante a digestão. Quando há a ingestão de líquidos nesse momento, o estômago é capaz de se adaptar e secretar menos fluídos, de acordo com sua necessidade.

Portanto, se você está com a em dia e faz uma ingestão moderada de água (não menos que dois copos), seu estômago vai dar conta do recado.

Há quem se questione, ainda, se ingerir água antes das refeições favorece a perda de peso. Pesquisas recentes já demonstraram que sim, enquanto outras acreditam que não haja tanta diferença.

O mais importante, independentemente de tudo, é manter o bom senso. Se você costuma ingerir água enquanto se alimenta e nunca teve desconforto com isso, não há com o que se preocupar. Mesmo assim, evite o exagero. Isso ajuda a evitar problemas digestivos e gastrointestinais.