água de coco é uma das queridinhas no verão do Brasil, mas seu consumo não se deve limitar aos dias quentes na praia, por exemplo. Além de ser naturalmente doce e hidratante, a bebida é ótima opção para substituir refrigerantes e sucos industrializados, pois contém uma série de nutrientes importantes, como vitaminas, sais minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes. Veja a seguir seis benefícios da água de coco para a saúde e os motivos para a incluir no seu cardápio do dia a dia:

1. Propriedades antioxidantes

Graças as propriedades antioxidante, a água de coco ajuda a modificar os radicais livres, evitando que o corpo entre em estado de estresse oxidativo, que pode danificar as células e aumentar o risco de doenças. Além disso, é uma ótima aliada na redução do cansaço, estresse, fadiga e mal-estar.

2. Previne o câncer

De acordo com pesquisas, essa bebida também pode prevenir o câncer, graças aos seus antioxidantes que diminuem o acúmulo de radicais livres nas células, evitando a formação de neoplasias.

3. Desacelera o envelhecimento precoce

Devido suas propriedades antioxidantes como, vitamina C e B e aminoácido arginina, essa bebida é uma ótima opção para quem deseja desacelerar o envelhecimento precoce. Além disso, a água de coco é uma potente fonte de hidratação, uma das maiores aliadas da jovialidade da pele.

4. Ajuda a reduzir o açúcar no sangue

Apesar de ser naturalmente doce, a bebida de coco não é capaz de prejudicar os diabéticos. De acordo com uma pesquisa, ela pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar outros marcadores de saúde.

5. Ajuda a prevenir pedras nos rins e infecções de urina

Não é novidade de ingerir líquido ajuda a prevenir os cálculos renais. Apesar de a água pura ser a primeira opção, um estudo feito em 2018 evidenciou que o consumo de água de coco aumenta a micção de potássio, cloreto e citrato, sendo capaz de ajudar na melhora do sistema urinário e, consequentemente, diminuir a probabilidade de desenvolvimento de pedras nos rins. Além disso, também uma ajuda na proteção do trato urinário contra bactérias causadoras de infecções.

6. Boa aliada do coração

Benefícios para o coração também puderam ser observados em um estudo realizado em 2005. De acordo com os pesquisadores, o alto teor de potássio da água de coco pode reduzir a pressão arterial em pessoas que sofrem de pressão alta.

No entanto, é preciso se atentar a ingestão da bebida, dando sempre preferência para as opções naturais. Ao consumir industrializadas, é ideal fazer a leitura do rótulo.