Anúncios

Uma enorme massa de ar quente vai tomar conta do nesta semana e em os termômetros podem ficar na casa dos 40ºC por vários dias. Além disso, a umidade relativa do ar irá atingir níveis críticos abaixo dos 20%. Diversos institutos de meteorologias já emitiram alertas sobre os riscos à saúde.

Conforme o MetSul, a temperatura se eleva muito neste começo de semana no Centro-Oeste e Cuiabá terá máximas que podem ultrapassar os 40ºC. O aquecimento será muito intenso principalmente a partir de terça-feira.

O Clima Tempo pontua que com a falta de por vários dias, os problemas de saúde, em muitos casos, devem ser agravados neste período seco. Sem chuva e sem vento significativo, a poluição também tende a ficar bastante concentrada na atmosfera, piorando a qualidade do ar em muitas regiões. 

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta segunda-feira (16) a mínima é de 19ºC e a máxima de 37ºC na capital mato-grossense. Já na terça-feira (17), a mínima é de 21ºC e a máxima 39ºC.

A temperatura continuar a subir e na quarta-feira (18), a mínima é de 23ºC e a máxima segue em 39ºC. Na quinta, sexta e sábado (19, 20 e 21), a máxima não passa de 37ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de perigo por conta da umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, além do risco de incêndios florestais e danos à como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.