Anúncios

Bandidos furtaram doses das vacinas contra a em uma unidade do Programa da Família (PSF) de Lucas do Rio Verde (a 353 quilômetros de Cuiabá),na terça-feira (22). A secretária de saúde da cidade, Fernanda Heldt Ventura, registrou um boletim de ocorrência sobre o crime.

Segundo ela, o bandido aspirou o líquido dos frascos e deixou os recipientes para trás. A falta das doses só foi sentida ao final do expediente. Ao todo foram furtados 17 frascos da vacina Astrazeneca, que contém 84 doses. 

As doses tinham chegado lacradas e foram conferidas na manhã do dia anterior ao furto. Após a retirada do lacre dos frascos, a validade da vacina é de apenas seis horas, devendo portanto ser aplicada o mais rápido possível.

A secretária informou que acionará o Estado solicitando o ressarcimento das doses furtadas. O Estado possui uma reserva técnica que prevê essas possíveis perdas. Ela afirmou que não haverá falta de doses para as pessoas que estão agendadas na unidade. No local, está sendo realizado o pré-cadastro de pessoas com comorbidades.

Além do registro do boletim de ocorrência, será aberta uma sindicância dentro da Secretaria Municipal de Saúde, para apurar internamente o caso. 

Uma viatura da esteve no local e isolou a área para realização da perícia. As salas em que as vacinas ficam armazenadas na PSF ficam trancadas e não há sistema de monitoramento em vídeo, o que pode dificultar a identificação dos bandidos.

A é responsável pela investigação do caso.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.