Anúncios

Circula pelo um calendário de vacinação da que indica que todos os brasileiros acima de 18 anos estarão imunizados no início de agosto. O cronograma teria como fonte o Ministério da Saúde e conta com uma previsão de vacinação de pessoas com idades entre 18 e 71 anos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Previsão de vacinação para o Covid

fonte: Ministério da Saúde.

69 à 71 anos – 27/03

68 à 66 anos – 04/04

65 à 63 anos – 12/04

(…)

26 à 24 anos – 24/07

23 à 21 anos – 01/08

20 à 18 anos – 08/08

Vamos acompanhar

Texto que circula pelo WhatsApp

FALSO

O Ministério da Saúde informou, em nota, que o cronograma que circula pelo WhatsApp não corresponde à contra a Covid-19, coordenada pela pasta. Segundo o órgão, não existe um cronograma prévio com datas em que os estados e municípios devem realizar a imunização de determinadas faixas etárias. Na realidade, o governo federal distribui as doses da vacina e as autoridades locais precisam coordenar a aplicação.

O texto compartilhado pelo WhatsApp estabelece uma data de vacinação para pessoas mais jovens que não estão contempladas nos grupos prioritários. Atualmente, brasileiros na faixa de 20 a 60 anos não integram essa categoria. O sétimo informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da coloca no grupo prioritário os da saúde, brasileiros acima de 70 anos, idosos (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas. 

Também não foi possível localizar qualquer município que esteja utilizando o cronograma compartilhado no WhatsApp. No , por exemplo, a prefeitura estabeleceu que pessoas até 70 anos serão vacinadas até o dia 3 de abril. “Lembrando que a continuidade da campanha depende da entrega de remessas no tempo previsto. Qualquer alteração será informada”, diz o município, em post no seu perfil oficial no Instagram.