Anúncios

Preocupado com o crescimento dos casos de infecção  de e a procura por leitos de , o deputado estadual Thiago Silva está reivindicando da a ampliação  de forma urgente das vagas de UTIS para atendimento a pacientes com coronavírus na Santa Casa e Hospital Regional de Rondonópolis, que fazem atendimento de média e alta complexidade.

Hoje o Estado de Mato Grosso está com a ocupação de 97% nas UTIS para coronavírus e o Governo decretou medidas restritivas por 15 dias para conter a disseminação do coronavírus.

“Somente em Rondonópolis no início da manhã havia 25 pacientes aguardando vagas de UTI Covid. É desesperadora a situação em Rondonópolis e em todo o Estado”, disse o parlamentar. 

“Precisamos também que seja regularizado de forma imediata os repasses de quase R$ 5 milhões da Prefeitura à Santa Casa de Rondonópolis que hoje atende 15 cidades da região sudeste do estado. Estes recursos são fundamentais para a compra de medicamentos e insumos para o funcionamento das UTIs. O Estado tem feito a sua parte, abriu mais de 20 UTIs em Rondonópolis e mais 10 em . Agora é hora de todos unirem forças e apoio para atender aos pacientes que aguardam na fila de UTI, por isto já pedimos ao Estado a ampliação de mais vagas na região”, disse o deputado Thiago. 

Thiago Silva realizou durante a pandemia a distribuição de máscaras e álcool em gel para entidades filantrópicas e na Assembleia votou a favor para que o Estado pagasse um auxílio para os da que estão fazendo atendimento na linha de frente. 

São projetos de lei do deputado Thiago apresentados na pandemia: PL327/2020 – Dispõe sobre estabelecimento de uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde – LAPS em virtude da situação de calamidade pública oficialmente decretada, em decorrência do coronavírus (covid-19), PL 494/2020 criação de um Portal de Transparência COVID-19, em sítio oficial, em todos os municípios de Mato Grosso, para disponibilização de todos os valores e recursos arrecadados e a sua devida destinação, ao enfrentamento da pandemia e PL 294/2020 que cria o Programa “Empresa Amiga da Saúde” no âmbito do Estado de Mato Grosso para que os empreendimentos possam auxiliar o estado por meio de parcerias na saúde.

O parlamentar está em contato com o secretário estadual Gilberto Figueiredo para que haja soluções imediatas para atendimento de pessoas que aguardam na fila de espera por uma UTI. Mato Grosso tem 5.941 óbitos em decorrência do coronavírus. “São perdas importantes que lamentamos muito e estamos procurando soluções de todas as formas para que possam atravessar essa tempestade”, finaliza Silva.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.