Anúncios

O , , apresentou a nova plataforma do Governo de para o monitoramento da distribuição e do armazenamento de vacinas contra a -19 no estado.

A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (11) durante participação em audiência da , que contou com a presença física ou remota dos deputados estaduais de Mato Grosso. A sessão também foi transmitida para a população mato-grossense.

Criado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19 aponta o número de doses já recebidas pelo estado, o total de doses pactuadas em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e o quantitativo de doses remanescentes.

“O objetivo deste painel é dar mais visibilidade e acessibilidade às informações oficiais da Secretaria Estadual de Saúde. De forma clara, divulgaremos os documentos e dados relativos à cada uma das doses que chegam ao ”, disse o secretário.

A plataforma ainda permite o acesso à cobertura das pactuações por público – isto é, a capacidade de cobertura das doses já distribuídas – e ao detalhamento de cada remessa entregue pelo Ministério da Saúde.

Por meio do painel, é possível acessar as resoluções CIB que determinam a destinação das doses e a distribuição das remessas por município. Também ficam disponíveis as notas fiscais relativas aos lotes encaminhados pelo Governo Federal.

“A população pode acessar quanto cada município recebe de doses, os documentos de pactuação e as notas técnicas. Nós podemos esperar para os próximos meses a chegada de novas remessas e então a população e os órgãos de controle vão poder acompanhar o passo a passo da distribuição”, pontuou Gilberto.

A presença do secretário na Assembleia Legislativa teve o objetivo de dar continuidade às ações de transparência da Saúde Estadual junto aos deputados e à população do estado. Na ocasião, Gilberto Figueiredo apresentou o atual contexto da pandemia em Mato Grosso, na medida em que também prestou esclarecimentos.

O secretário ainda destacou que foram registrados todos os apontamentos feitos durante a sessão e enfatizou que responderá oficialmente aos parlamentares.