Anúncios

Sinop está na 14ª colocação das 100 melhores cidades do Brasil para se investir no setor agropecuário, apontada no estudo feito pela Urban Systems para a revista Exame. A pesquisa, que é feita anualmente, utiliza dados de todos os municípios da federação com mais de 100 mil habitantes – estimativa populacional feita pelo 2020 – o que totaliza 326 cidades e uma população de 121,9 milhões de habitantes.

“Nossa cidade está em franco desenvolvimento no setor da agropecuária e em outros. Esse estudo vem para comprovar o que quem é daqui já sabe, que estamos crescendo.”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

O estudo considera de 16 a 20 indicadores entre os do macro cenário e os específicos. Os do macro em sua maioria estão atrelados aos seguintes eixos: evolução do setor, oferta concorrente, impacto da no setor, demanda e/ou crescimento dela e infraestrutura complementar. Já entre os indicadores específicos estão: percentual dos empregos do setor com rendimento superior a 5 salários mínimos, crescimento da produção da lavoura permanente e temporária, produtividade, entre outros.

A cidade mostra a sua força no agro com o aumento da produção e, como é uma cidade polo, oferece infraestrutura e serviços em todas as áreas. Somente em área plantada de milho a cidade deu um salto na safra 19/20 e registrou 132.279 mil hectares, para a soja esse volume aumenta, são 165.447 mil hectares de área plantada – dados do IMEA (Instituto Mato-Grossense de Agropecuária), cedidos pelo Sindicato Rural de Sinop. “Isso com certeza reflete a força do agro que temos aqui”, explica o secretário.

Sinop obteve Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) de 3.101 (máxima 10) e está na frente de cidades como Cascavel (PR, Londrina (PR), Mogi das Cruzes (SP, Birigui (SP), Santarém (PA), Goiânia (GO), entre outras. O IQM serve como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e de infraestrutura. Além disso, tem o objetivo de hierarquizar as melhores áreas potenciais para investimento.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.