Anúncios

No último dia 07 de fevereiro, um avião da empresa aérea Brasil, um Boeing 777, ao realizar procedimentos de pouso, em uma das pistas do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, teve um de seus pneus do trem de pouso, estourado.

O fato se deu porque a aeronave empreendeu o chamado “pouso duro”, que ocorre quando o avião atinge o solo com forte impacto. Isto pode causar danos aos pneus e também aos sistemas de trens de pouso.

Um vento forte, que balançou um pouco a aeronave, parece ter contribuído para que o pouso não fosse tão suave, acarretando o estouro de um dos pneus do trem de pouso.

Devido a esse acontecimento, partes do pneu se chocaram contra a fuselagem do avião, provocando ruídos que foram ouvidos por passageiros e também danos nos sistemas hidráulicos do trem de pouso, já que foi constatado que houve vazamento de fluídos.

Por causa do pneu estourado, o avião efetuou uma parada de alguns minutos em uma taxiway antes de prosseguir para o terminal para desembarcar os passageiros, e uma inspeção foi realizada na pista para remover os detritos.

É importante ressaltar que tal ocorrência não afeta a segurança do voo e é relativamente comum mundo afora.

No vídeo a seguir e também na foto, podem ser vistos o momento do pouso, do estouro do pneu e do estado em que ficou logo após: