Anúncios

A cidade de registrou forte na tarde desta terça-feira (16). Em diferentes pontos da capital, moradores e internautas registraram, em fotos e vídeo, o fenômeno popularmente conhecido como nuvem prateleira (ou shelf cloud, em inglês), momentos antes do temporal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuva foi de 19 milímetros, considerado chuva forte, e sem a ocorrência de forte ventanias. Na capital mato-grossense, a temperatura teve miníma de 25ºC e a máxima não passou dos 32º C.

Na Estrada da Guia e no centro de Cuiabá, internautas registraram a ocorrência de nuvens do tipo prateleira. O fenômeno geralmente ocorre diante de uma tempestade, quando o ar frio desce de dentro da nuvem e segue em direção ao solo.

É a partir dessa nuvem que o ar frio desce da nuvem para o solo e se espalha na superfície, em alta velocidade, dando origem, geralmente, a fortes ventos.

Previsão

Para esta quinta-feira (17), a previsão também é de chuva para a capital. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (), a probabilidade de chuva é de 80%.

Quanto a temperatura, a miníma deve ser de 21º e máxima não deve ultrapassar a casa dos 31º

Veja o vídeo:

https://www.saibatudomt.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Estrada-da-Guia-MT.mp4