Anúncios

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresenta o balanço das ações de fiscalização e apreensões realizadas durante o período de defeso da  na próxima segunda-feira (01.02), às 14h30, no pátio da Sema. O período proibitivo se encerra neste domingo (31.01).

Na segunda-feira também começa a temporada de pesca permitida apenas nos trechos estaduais das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia- em Mato Grosso, tanto para pesca amadora como profissional.

Nos rios de divisa, em que uma margem fica em e outra margem em outro Estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que se iniciou em novembro e termina em 28 de fevereiro de 2021. A pesca nos trechos de divisa será liberada em 1º de março.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

Nas áreas de Unidades de Conservação a proibição da pesca é permanente e não fica restrita ao período de Defeso da Piracema. Estes locais de proteção integral possuem uma série de restrições, entre elas as atividades de pesca durante qualquer período do ano.

Serviço: 
Apresentação do balanço da
Data: 01/02/2021 às 14h30
Local: Pátio da sede da Sema, em Cuiabá