Anúncios

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que os municípios de Mato Grosso podem inscrever projetos de Promoção da Saúde no edital da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O projeto vencedor vai receber o valor de R$ 60 mil da entidade.

Conforme edital, que conta com apoio do , a iniciativa foi lançada em comemoração aos 15 anos da Nacional de Promoção da Saúde.

A proposta é incentivar a implementação de ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas políticas e iniciativas que impactam direta ou indiretamente a saúde e a qualidade de vida da população – como , assistência e proteção social, esporte, cultura, pública e viária; economia, , direitos humanos e meio ambiente.

A coordenadora de Promoção da Saúde da SES, Rosiene Rosa Pires, ressalta a importância de os municípios e instituições de ensino de Mato Grosso submeterem os trabalhos para análise, tendo em vista a experiência das Secretarias Municipais de Saúde e instituições de ensino público e privado.

“O incentivo financeiro para custeio proposto no edital poderá fortalecer as ações para implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde no estado, impactando satisfatoriamente na melhoria da qualidade de vida da população. A oportunidade também coloca o assunto na agenda de prioridades em todos os níveis e setores, demandando uma ação coordenada para alcançar a equidade e o desenvolvimento, reduzindo vulnerabilidades e riscos decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais”, entende a coordenadora.   

As inscrições

De acordo com o edital, as inscrições são divididas em dois grupos, conforme os temas. Para o Grupo 1, as inscrições estarão abertas das 23h59 (horário de Brasília) do dia 19 de dezembro de 2020 até 29 de janeiro de 2021. Já as inscrições para os temas do Grupo 2 estarão abertas do dia 7 de janeiro até o dia 24 de fevereiro de 2021. Os projetos deverão contemplar um dos temas a seguir:

Grupo 1 – Promoção da Saúde e Prevenção de Violências e Acidentes; Promoção da Saúde e o Problema da Poluição Atmosférica; Promoção da Saúde e Saúde Mental; Promoção da Saúde e as Cidades; Promoção da Saúde como Estratégia para o Enfrentamento dos Determinantes Sociais e das Desigualdades em Saúde; Promoção da Saúde e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Promoção da Saúde e Educação Básica; Educação permanente para a Promoção da Saúde; Promoção da Saúde na de Profissionais e na Produção do Conhecimento: graduação, extensão e pesquisa; e Promoção da Saúde na Vigilância em Saúde de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Integrada.

Grupo 2 – Promoção da Saúde na Atenção em Saúde; Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde; Promoção da Saúde e Promoção da Atividade Física; Promoção da Saúde e Vigilância Alimentar e Nutricional na APS; Promoção da Saúde e Promoção da Adequada e Saudável; Promoção da Saúde e Prevenção e Cuidado da Obesidade (infantil e adulto); Promoção da Saúde e Prevenção e Controle do Tabagismo; Promoção da Saúde e Programa Bolsa Família; Promoção da Saúde e o Programa Saúde na ; e Promoção da Saúde, Prevenção e Autocuidado das DCNT.

Outras informações podem ser acessadas no edital por meio deste link.