Anúncios

Aproximadamente 15 mil estudantes de escolas de foram alcançados por uma iniciativa que visa reduzir a de jovens do . Com mensagens motivacionais, conseguiu-se reduzir em 43,7% a evasão dos estudantes. Os textos enviados tinham o intuito de apoiá-los nos estudos e incentivá-los a persistirem no projeto de vida. Também foram enviadas dicas para a organização dos estudos em casa.

Para efeito de comparação, foram formados dois grupos – um recebeu as mensagens e, outro, não. O grupo dos estudantes que receberam as mensagens teve como resultado uma taxa 77,3% menor de abandono em comparação aos estudantes que não receberam os textos via SMS. 

Já 86,5% dos estudantes que receberam as mensagens pretendem voltar às , enquanto que 76% dos estudantes que não receberam o SMS disseram que pretendem retornar.

No mesmo período, 1,37% dos estudantes do grupo dos que receberam as mensagens deixaram de acessar as plataformas educativas ou não entregaram as tarefas físicas por duas semanas consecutivas, enquanto que a porcentagem entre aqueles que não receberam as mensagens foi de 6,03%.

“As mensagens foram baseadas no contexto da rede de Goiás. Fizemos algumas entrevistas com estudantes para entender como estava sendo sua experiência de estudos em casa e quais eram os desafios que eles estavam enfrentando”, explica Clara Schettino, gerente de estudos e avaliações do Instituto Sonho Grande. 

A ação envolveu o Instituto Sonho Grande, em colaboração com a Secretaria de Estado da de Goiás e a empresa Movva. A experiência deve chegar às redes escolares da , Rio Grande do Norte e São Paulo, ainda neste ano.