Anúncios

O democrata , 78 anos, tomou posse como 46º dos Estados Unidos nesta quarta-feira, durante uma cerimônia em um Capitólio fortemente protegido, encerrando o tumultuado mandato de quatro anos de seu predecessor republicano Donald na Presidência. Kamala Harris também fez história nesta quarta e se tornou a primeira mulher a tomar posse como vice-presidente.

Como anunciado, Trump quebrou uma longa tradição e optou por não participar da cerimônia de posse do seu sucessor. Mike Pence, vice-presidente, foi quem recebeu os novos governantes dos Estados Unidos.

Por causa da do novo , o público foi encorajado a não ir acompanhar a posse presencialmente. Apenas familiares, políticos e autoridades estiveram entre os convidados. Os ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton estavam presente.

Após seu juramento de posse nesta quarta-feira, Biden celebrou seu novo governo não como uma conquista de um candidato, mas como uma vitória da democracia dos Estados Unidos, dizendo que mais trabalho deve ser feito para curar a nação.

“A esta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu”, disse Biden em seu discurso de posse. “Hoje celebramos o triunfo, não de um candidato, mas de uma causa. A causa da democracia.”

Durante seu discurso, o novo presidente falou sobre as questões ligadas ao racismo no país e sobre as divisões políticas vistas nos últimos anos, mas pediu que o país se una para vencer os desafios. “É um ano de crise, mas precisamos nos unir. Precisamos nos encontrar como os Estados Unidos da América e nós nunca falhamos quando nos unimos”, declarou.

Apresentação de estrelas

A cantora Lady Gaga foi a responsável por cantar o hino nacional dos Estados Unidos. A estrela do pop não conseguiu esonder a emoção por fazer parte deste dia tão importante para o amigo Biden.

Jennifer Lopez também se apresentou. Ela gritou, em espanhol, as palavras “liberdade e justiça para todos” enquanto cantava “God Bless America”.