Anúncios

O edital do o Programa Universidade Para Todos (Prouni) relativo ao 1º semestre de 2021 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrições é de 12 a 15 de janeiro de 2021 e será, exclusivamente, pela internet, na página do Prouni. Para participar do processo seletivo, é preciso atender aos requisitos estabelecidos no edital do programa. 

No primeiro semestre deste ano o candidato não poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que o resultado do exame será divulgado em período posterior à seleção do Prouni. Assim, o estudante deverá utilizar como base para inscrição a nota do Enem mais recente, até a data de início das inscrições, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação. 

O candidato pré-selecionado deve ficar atento aos períodos estabelecidos no cronograma para apresentar os documentos que comprovam as informações registradas na inscrição. Os pré-selecionados na 1ª chamada do do Prouni para o 1º semestre de 2021 têm o prazo de 19 a 27 de janeiro para apresentar os documentos que comprovem as informações cadastradas na inscrição.

Os documentos devem ser entregues na instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação. 

O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni ainda poderá disputar uma bolsa por meio da lista de espera. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o candidato inscrito no do 1º semestre de 2021 pode manifestar interesse em participar dessa última etapa da seleção do Prouni. O resultado da lista de espera será divulgado em 22 de fevereiro. O prazo para a comprovação da documentação, por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera, é de 22 a 25 de fevereiro de 2021. 

O edital do Prouni publicado nessa semana traz uma mudança no preenchimento das bolsas ofertadas em processos remanescentes, que são as vagas eventualmente não ocupadas no decorrer do regular do Prouni. 

A partir desta edição, os candidatos participantes de processos seletivos de do Prouni serão selecionados por ordem de classificação, de acordo com as notas obtidas no Enem, a partir da edição de 2010, e não mais por ordem de inscrição, como vinha sendo feito até o último processo de seleção de do Prouni.