Anúncios

O censo previdenciário presencial realizado pelo Previdência (MT Prev) começou nesta segunda-feira (14.12) para moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. Cerca de dez mil aposentados pensionistas já realizaram o agendamento, ou o censo online.

Maria de Fátima Mendes Lima, professora aposentada pelo MT Prev, não perdeu tempo e decidiu se recadastrar no primeiro dia do censo, na Capital. Ela soube do recadastramento pela internet, e se adiantou para não deixar para a última hora.

“Na semana passada eu já estava sabendo, já fui ao cartório para atualizar meu documento, e deixei tudo pronto. Graças a Deus, fui atendida por uma equipe muito competente, humana e atenciosa”, afirmou, enquanto aguardava para finalizar o atendimento, após a conferência dos documentos.

Até o dia 13 de janeiro acontece o censo presencial para moradores de Cáceres. Aposentados e pensionistas do MT Prev que residem na cidade devem agendar para a conferência dos documentos presencialmente dentro do prazo, que vai até o dia 13 de janeiro de 2021 no polo.

Já o atendimento para moradores de Cuiabá e Várzea Grande, local com maior número de beneficiários, acontece até o dia 11 de junho de 2021. Para agendar é necessário acessar o site www.mtprev.mt.gov.br ou telefonar para 0800.647.3633. 

Documentos

Conforme a gerente de Cadastro do MT Prev, é essencial que o aposentado tenha em mãos todos os documentos atualizados ao comparecer no agendamento. A principal dúvida dos beneficiários é quanto à certidão de estado civil atualizada.

“Os documentos devem ser atualizados, isso significa que no caso de uma certidão de nascimento ou casamento, por exemplo, mesmo que o beneficiário possua uma certidão original em casa, é necessário que seja retirada uma nova via no cartório, para p fim de atualização do seu estado civil junto ao MTPREV, pois em muitos casos esse vínculo se alterou e precisamos construir uma base de cadastro solida, com informações atuais” explica a gerente.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) também deve ser impresso do site da Receita Federal, mesmo que o beneficiário possua o número do CPF em algum outro documento. Os aposentados devem se atentar também se todos os documentos estão com todos os dados corretos, como data de nascimento, nome completo sem erros na grafia, nome de mãe e pai corretos.

A lista de documentos para os aposentados é diferente da dos pensionistas. Para cessar a lista completa de documentos, CLIQUE AQUI.

Calendário de agendamento e censo online

Moradores de Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Várzea Grande e Vila Rica farão o recenseamento de forma presencial, mediante agendamento. Confira AQUI o calendário completo do censo presencial.

A exceção é para os aposentados e pensionistas que residem em locais distantes das cidades polo que estão incapacitados de se locomover, ou com doença grave. Neste caso, é necessário realizar o procedimento de forma online pelo portal do MT Prev.