Anúncios

Com o período natalino chegando é comum ver praças enfeitadas com luzes e cores, mas na praça localizada no bairro São Sebastião, em , a decoração recebeu um toque especial de treze reeducandos da Cadeia Pública do município, que transformaram pneus e garrafas pets em um cenário de .

O trabalho de dar vida à essa decoração feita por reeducandos faz parte do projeto “Natal Sustentável ” e tem parceria com Rotary Clube. O projeto visa a reinserção, ressocialização e menos custo aos cofres públicos.

“Nós temos esse empenho de trabalhar com a ressocialização porque o preso socializado é menos despesa para o município. Temos 50 reeducandos imbuídos na ressocialização, temos ateliê de costura onde são feitos uniformes. 17 custodiados que formaram e produzem uniformes e máscaras para outros municípios, além da neste projeto Natal Sustentável, ” explica o diretor da cadeia pública, Amilton Silva do Nascimento.

A praça do bairro São Sebastião conta com enfeites de árvores natalinas, bonecos de neves, caixas artificiais de presentes, todas iluminadas. A colaboração dos reeducandos na decoração da cidade também ocorre em outras épocas do ano quando tem eventos e eles ajudam a organizar o ambiente.

Todas as atividades laborais desenvolvidas por custodiados aptos legalmente após avaliação da unidade prisional e liberação da justiça, tem amparo na Lei de Execução Penal (LEP), ou seja, a cada três dias trabalhados, o reeducando ganha um na redução da pena.

(Sob supervisão da Julia Oviedo)