Anúncios

O governador participa nesta sexta-feira (18.12) no município de Piranhas, no Estado de , dos lançamentos do Centro de Desenvolvimento Florestal, que faz parte do Programa Juntos pelo , e do Programa Águas Brasileiras, do Governo Federal.

Também estarão presentes o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e autoridades dos dois Estados e dos Ministérios da , Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

O Juntos pelo Araguaia é um programa dos Estados de Mato Grosso e Goiás, lançado em parceria com o Governo Federal no ano passado para recuperar 10 mil hectares de vegetação nativa das margens do .

A programação terá início às 9 horas (horário de Brasília) com o da pedra fundamental do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado. O Centro contará com área para produção de 600 mil mudas por ano, que serão distribuídas por toda a bacia do Rio Araguaia.

No mesmo local, será lançado o Programa Águas Brasileiras, que tem o objetivo de ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de forma a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população.

Em seguida, as autoridades dão início ao plantio de espécies nativas do Cerrado em uma área de 100 hectares – no total, serão 150 mil mudas plantadas nessa área. A ação será executada pelo Instituto Espinhaço em parceria com os Governos Estaduais que compõem a Região do Araguaia.