Anúncios

Em um novo prédio, com área total de 1.500 metros quadrados, a Polícia Civil instalou a nova sede das delegacias do município de Primavera do Leste (230 km ao sul de Cuiabá), inaugurada nesta quarta-feira (16.12) pela diretoria da instituição.

No novo local funcionam a Delegacia de Delitos Gerais e Divisão de Homicídios; Delegacia Especializada de Roubos e Furtos e a mais nova unidade do município, a Delegacia de Defesa da Mulher, Criança e Idoso. Com o novo espaço ganham melhor estrutura de trabalho todos os servidores da Polícia Civil em Primavera do Leste e a população, que tem um local para ser melhor atendida.

“Primavera do Leste carecia de um prédio com instalações adequadas para atender não só a necessidade dos nossos servidores, bem como as pessoas que buscam o atendimento policial. E hoje nós temos o privilégio de uma instalação digna, com a grande parceria da prefeitura municipal que não poupou auxílio e recursos para que nós colocássemos em funcionamento as delegacias neste espaço, assim como a criação da Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher, Criança, Idoso e Adolescente. Gostaria de agradecer imensamente a todo os nossos servidores que encamparam a  ideia e se dispuseram a fazer tudo aquilo que havia necessidade para que nós tivéssemos aqui  inaugurando esse prédio”, destacou o delegado regional Carlos Roberto Moreira de Oliveira.

Para viabilizar essa nova instalação, o Governo do Estado firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Primavera do Leste, que fez investimento na locação do prédio.

“O espaço só se tornou possível por conta de uma cooperação inédita, em termo de cooperação entre o Estado e a Prefeitura. Estamos aqui porque a prefeitura permitiu que nós estivéssemos, pois a Polícia Civil não tem autonomia o suficiente para tomar a suas decisões de acordo com o interesse da instituição e da administração pública. Então, com essa possibilidade que surgiu, pudemos também por em funcionamento a Delegacia da Mulher, que já estava criada em lei e temos definitivamente a implantação da unidade que, por mais que esteja junto com outras unidades, tem um espaço apropriado para atender a mulher. A entrega desse prédio é motivo de muito orgulho para o trabalho de todas as equipes que aqui trabalham em prol da população primaverense”, pontuou o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval Resende, anunciando também que as unidades receberam três novos veículos operacionais.

O delegado-geral aproveitou para destacar que, a partir do próximo ano, a instituição não utilizará mais papel, uma vez que o desenvolvimento do Inquérito Policial Eletrônico integrado ao Processo Judicial eliminou a necessidade de impressão de procedimentos policiais, sendo a tramitação de todos os documentos eletronicamente. “Nós estamos migramos integralmente o inquérito policial eletrônico, desenvolvido em uma plataforma própria. E hoje já apresentamos uma economicidade muito grande para o Estado e isso tudo vai gerar investimento no futuro à instituição, porque não gastamos mais com papel, impressão e vamos poder investir em aquisição de computadores,  armamentos, coletes, ar condicionado para que a população seja bem atendida”.

O prefeito Leonardo Bortolin falou da necessidade de dar um espaço mais adequado às delegacias e do trabalho em comum que deve prevalecer entre instituições, que é a prestação de serviços de qualidade à população.  “Acima de tudo nós temos algo em comum, pois a população, independente de qual ente federativo, ela precisa ter o resguardo das forças de polícia e do poder público. E é com essa parceria que nós vamos conseguir potencializar o serviços  auxiliando a Polícia Civil, a Militar, o Corpo de Bombeiros, Detran, PRF. Acima de tudo, os policiais mereciam uma estrutura melhor e o delegado Carlos quando assumiu ele falou ‘Nós vamos entregar essa delegacia para Primavera do Leste’ e hoje esse sonho se torna realidade”, finalizou o prefeito.

Participaram da inauguração a diretora de Execução Estratégica da Polícia Civil delegada Daniela Maidel, o chefe de gabinete da Diretoria, delegado Newton Braga, representantes do Ministério Público Estadual, da seccional da OAB, das forças de segurança da região, vereadoras de Primavera do Leste, delegados de Campo Verde, Romildo Nogueira e de Primavera do Leste, Allan Vitor Sousa da Matta e servidores da Polícia Civil.