Anúncios

As ações integradas de em prol do meio ambiente são destaque na segunda edição da revista da Associação Brasileira das de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A publicação, que reúne as boas práticas de todas as unidades federativas brasileiras, foi lançada em Brasília ontem (03).

“É uma grande satisfação da publicação da segunda edição da revista da Abema no fechamento de um ano que foi muito desafiador para o Estados. Os Estados superaram esses desafios, mantiveram sua atuação e até melhoraram e as ações estratégicas de conservação ambiental. E esta revista dá transparência a estas ações”, comemora a secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti.

A matéria de capa da revista trata os desafios dos Estados da Amazônia Legal e como atuaram e agiram tanto no enfrentamento do Covid quanto dos ilícitos ambientais. Já Mato Grosso retratou na revista os bons resultados obtidos no monitoramento das florestas e no resgate de animais vítimas de incêndios florestais no Pantanal.

As ações de comando e controle, definidas estrategicamente no Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), resultaram em uma redução dos alertas de desmatamento medidos pelo DETER/Inpe em 30% para o mês de julho, 22% em agosto e 47% em setembro em relação aos mesmos períodos de 2019.

Outro destaque da publicação são ações de monitoramento, resgate, acolhimento, tratamento e destinação dos animais silvestres vítimas dos incêndios florestais no Pantanal. Servidores, voluntários, terceiro setor e iniciativa privada se mobilizaram em uma grande força-tarefa que atua na região desde agosto.

Acesse a matéria completa AQUI!