Anúncios

Artigo científico produzido por auditor da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) é um dos vencedores do I Concurso Nacional do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O resultado foi anunciado nesta terça-feira (15.12) na abertura da 36ª Reunião Técnica do Conaci, realizada de forma virtual. 

Trata-se do artigo “Lei Anticorrupção e o Risco de Abuso do Poder Punitivo do Estado no Tempo: O Caso dos Processos Administrativos de Responsabilização”, elaborado pelo auditor Fernando Souza de Vieira, o qual é formado em Economia e possui mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela .

O trabalho ficou em terceiro lugar entre 40 artigos inscritos. O concurso previa premiação em dinheiro e placa comemorativa aos autores dos três melhores artigos selecionados pela Comissão Científica do Conaci.

Em primeiro lugar, ficou o artigo “Transparência Ativa em Foco: Um Caminho para Além dos Portais de Acesso à Informação”, de coautoria de Ana Lucia da Silva Romão e Daniel Matos Caldeira, auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e auditor federal da Controladoria-Geral da União (CGU), respectivamente.

O segundo colocado foi o artigo “O Planejamento Anual das Atividades de Auditoria Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza: Trajetória Recente, Desafios e Oportunidades”, de coautoria de Isaac Gurgel de Moura e Francisca Leidiane Almeida Bezerra, servidores da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Município de Fortaleza (CE).

Com o tema “Controle Interno: Desafios e Perspectivas para o Século XXI”, o concurso objetiva estimular a pesquisa, produção acadêmica, a difusão do conhecimento e sua aplicação no aperfeiçoamento do controle interno da administração pública no Brasil. Entre os autores dos 40 artigos inscritos estiveram profissionais do controle, estudantes, pesquisadores e interessados no assunto.