Anúncios

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), realiza o Workshop de Educação, Trabalho e Renda, nesta quinta-feira (19.11). O evento faz parte de um encontro que aborda estes três pilares no âmbito do Sistema Penitenciário de , voltados para a pessoa privada de liberdade.

A abertura ocorrerá às 8h, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), com fala das autoridades presentes e assinatura de protocolo de intenções para atendimento da demanda das políticas transversais de educação, trabalho e renda para as pessoas privadas de liberdade.

Está prevista a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), desembargador Orlando Perri; secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosa Maria, entre outros.

Em seguida, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Celso Paulo Banazeski, ministrará a palestra “Desenvolvimento econômico e empreendedorismo no ambiente prisional”. Às 9h30, representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) falarão sobre o tema “Assistência social, inserção socio-produtiva do privado de liberdade”.

Posteriormente, às 10h, a palestra “Qualificação de qualidade ao privado de liberdade” será ministrada por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT). O tema “Agricultura familiar como fonte de renda ao privado de liberdade” será abordado às 10h30, por representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT). Às 11h a palestra sobre “Educação para o privado de liberdade” será apresentada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Já às 11h30, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, falará sobre “Trabalho no Sistema Penitenciário: Um desafio para muitas mãos”. A programação continuará no período da tarde, às 14h, com a apresentação do Plano e Mapeamento do Perfil de Educação e Trabalho das Unidades Prisionais do Estado. O encerramento está previsto para as 18h.

Visita e inauguração na PCE

Realizado com apoio da Fundação Nova Chance (Funac), o evento inclui ainda visitação técnica à Penitenciária Central do Estado (PCE), na tarde desta quarta-feira (18.11), e a cerimônia de inauguração do Raio VI da PCE, na sexta-feira (20.11), às 10h. A visita é limitada aos gestores da SAAP e parceiros que tenham interesse.

A inauguração da obra na PCE contará com a presença do governador Mauro Mendes, do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e autoridades do Estado. Há ainda a previsão da presença de autoridades de outros estados, como os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Após a solenidade, o governador e demais autoridades atenderão a imprensa em entrevista coletiva, no local.

Para acompanhar este evento na Penitenciária, os veículos de comunicação devem obrigatoriamente fazer o credenciamento até as 12h de quinta-feira (19.11) pelo e-mail redacao@gcom.mt.gov.br, com nome, número do documento de identidade, veículo e função do profissional que fará a cobertura. Os profissionais que não estiverem credenciados não poderão entrar na unidade.