Anúncios

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou o protocolo de presenciais da rede estadual para os membros do Fórum Estadual da Educação (FEE), durante reunião extraordinária. Representantes de 13 entidades ligadas à educação participaram por videoconferência. 

Os protocolos de biossegunrança, os repasses para que as escolas estaduais façam a compra dos insumos para as medidas de prevenção ao novo coronavírus e as mudanças pedagógicas para recuperar o aprendizado dos alunos fazem parte do planejamento apresentado na reunião de quinta-feira passada (19.11).

O secretário de Estado de Educação (Seduc-MT) e coordenador do Fórum, Alan Porto, ressalta a importância do caráter propositivo do Fórum, como um espaço para sugestões, diálogo, e alinhamento de ações.

“Vamos ter muitas melhorias no processo de avaliação continuada, na área pedagógica, e de infraestrutura para melhorar a aprendizagem. Vamos chamar as instituições para trabalharem junto com a gente. Queremos contar com a Universidade, com os municípios, com os assessores pedagógicos, para todas as ações que serão desencadeadas pela Secretaria no próximo ano”, explica.

Ampliação da EJA

Na ocasião, o secretário esclareceu que haverá uma remodelagem para a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado. “Adianto que vamos fazer uma remodelagem. A nossa proposta é ampliar o atendimento do Ensino de Jovens e Adultos, a nossa equipe está finalizando o trabalho que vai mostrar como vai funcionar a ampliação de oferta para todas essas unidades. Assim que houver este estudo finalizado nos apresentaremos para o Fórum”, garante.

Também foi comunicado o envio do Plano Estadual de Educação (PEE) para a Assembleia Legislativa por parte do . O documento foi construído em 2017 com a participação de representantes de setores educacionais, e reformulado para alinhamento com o Plano Nacional de Educação, e com base em pareceres da Procuradoria Geral do Estado, e Tribunal de Contas do Estado.

O Fórum tem como função coordenar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Estadual de Educação, e promover o debate permanente sobre as Políticas da Educação do Sistema Estadual de Ensino.

Fazem parte do Fórum: Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de e (Seciteci), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), União dos Dirigentes Municipais de Educação de (UNDIME), Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, e Desporto da Assembleia Legislativa, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (), Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT), Sindicato dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (SINTRAE), Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (SINPROTEC/MT), União Mato-Grossense dos Estudantes (UMTE), União Estadual dos Estudantes (UEE) e a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).