Anúncios

Projetos da área de economia criativa em têm a chance de sair do papel, consolidar sua execução ou entrar na fase de crescimento. Um dos editais lançados pela Secretaria de Estado de , Esporte e Lazer (Secel) vai impulsionar projetos de criação e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores de empreendedores criativos do estado.

Com recursos da Lei Aldir Blanc, serão investidos R$ 1,5 milhão em 30 projetos que receberão R$ 50.000,00 cada um. A economia criativa abrange as atividades que possuem a criatividade e o capital intelectual como principal insumo e é dividida em mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais.

As artes visuais e cênicas, audiovisual, , literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional fazem parte do mundo das artes. Nessa categoria, serão selecionados 14 projetos.

Com a possibilidade de oito projetos contemplados, os negócios digitais englobam as startups, FabLabs, mídias digitais, softwares, novas mídias e mídias sociais.

Já as criações funcionais abrangem arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo. Outros oito projetos poderão ser beneficiados nesse grupo.

Caso não haja projetos suficientes com pontuação mínima em cada área, os valores remanescentes serão remanejados entre as categorias de acordo com a classificação na fase de seleção.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a cadeia criativa mato-grossense tem um grande potencial que pode ser consolidado por meio dos recursos oferecidos no edital.

“Os empreendedores criativos terão a oportunidade de pensar em inovação buscando soluções para o seu negócio criando novas formas de atuar no novo cenário do mercado formado em tempos de pandemia. É uma grande oportunidade para manutenção e a sustentabilidade do segmento”, avalia a superintendente.

Assim como as demais seleções públicas recém-abertas pela Secel, as devem ser feitas até o dia 12 de novembro. O edital MT Criativo e seus formulários estão disponíveis em www.cultura.mt.gov.br/editais. Link direto AQUI.

Facilidades para se inscrever

Para oportunizar acesso às inscrições em todo o estado, as propostas podem ser apresentadas por postagem ou online, além de presencialmente. A Secel ainda assegurou um formulário de inscrição com perguntas objetivas e diretas de modo a simplificar e agilizar o preenchimento.

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas com ou sem fins lucrativos. Não serão exigidas certidões ou outros comprovantes de regularidade. A relação de documentos a serem apresentados inclui somente os pessoais, currículo e portfólio do proponente ou coletivo e comprovação de residência.

Um mesmo proponente pode concorrer em todas as cinco seleções públicas e ainda em mais de uma categoria por edital. No entanto, a mesma proposta não pode ser repetida e um único solicitante poderá ter, no máximo, até três projetos aprovados.