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O término dos trabalhos das disciplinas eletivas da Escola Estadual Plena Governador José Fragelli – A Arena da Educação – ocorre nesta segunda-feira (30.11) e será online.

Por meio do aplicativo Sway, serão compartilhados os registros elaborados pelos 14 projetos de eletivas. Por causa da pandemia, a apresentação não será presencial, mas alunos, professores e toda a comunidade escolar poderão visualizar os projetos desenvolvidos durante o ano letivo.

Os resultados dos projetos das eletivas podem ser acompanhados AQUI por meio do Sway.

Segundo a orientadora de ciências humanas e uma das idealizadoras do projeto, Eva Karoline Baroni, os trabalhos de cada eletiva buscam contemplar as ações protagonistas dos nossos estudantes.

“Embora sejam projetos ministrados em aulas remotas, a dedicação dos professores e dos estudantes demonstram que os desafios estão sendo superados no processo de formação do indivíduo com práticas educativas que resinificam o aprendizado”, assinala.

Além de Eva, são idealizadores das eletivas, os orientadores Majô Dias (práticas esportivas), Fernando Vieira (Ciências exatas e ciências da natureza), Flávio Castro (linguagens) e o coordenador pedagógico Cleiton Marino Santana.

Confira os 14 projetos

ConscienTikTokzação: Uso do aplicativo Tik Tok na produção de vídeos sobre Educação Ambiental (Busca-se com esta proposta criar valores sociais, assim como conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conscientização e conservação ambiental).

Máscaras da Vida (Realizar um compromisso de relevância social humanitário, integrando a escola, comunidade e comercio local, no intuito de também propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades de práticas oral e da escrita).

Músicas para todos (A importância da música e, em especial, seu componente ritmo sob uma perspectiva de trabalhar diversas áreas de conhecimento por meio da manifestação lúdica deste componente).

Mexendo com a família (Proporcionar aos estudantes e seus familiares a prática do Exercício Físico, desta maneira fazendo com que essa prática se tornasse um hábito em suas vidas).

Quando a Arte encontra o Esporte (“Quando a arte encontra o esporte” ou vice-versa é demonstrar que ambos os títulos estão unidos, tanto na visão do artista, quanto na visão do esportista).

Palavra puxa Palavra (Apresentar literatura brasileira aos estudantes, fomentar o hábito da leitura, desenvolver o protagonismo juvenil por meio da análise de textos literários, e incentivar a solidariedade e senso de cooperação ao ampliar o acervo literário desta unidade escolar por meio de uma campanha de doação de livros).

RecicloConsciência (Entender qual o processo de reciclagem; refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos para com o lixo produzido; trabalhar a coordenação motora e percepção auditiva; reconhecer quais ações humanas são prejudiciais ao meio ambiente; estimular a mudança de hábitos; estimular a prática da reciclagem no ambiente escolar, entre outras).

Soluções Sustentáveis Inteligentes (Reconhecer as soluções sustentáveis afim de compará-las frente às alternativas não sustentáveis destacando as vantagens e desvantagens. Promover discussões e reflexões frente aos fatos apresentados por estudos em diversos locais do mundo sobre soluções alternativas altamente sustentáveis).

O que add? O que excluir? Descubra o que seu alimento está fazendo com você (Refletindo sobre os hábitos alimentares, promovendo a busca pela autonomia alimentar dos estudantes, visando a formação de um jovem mais crítico, investigativo e responsável por sua saúde e consumo saudável, para que assim contribuísse com seu preparo físico esportivo).

Meu corpo, minhas regras (Refletir sobre a valorização do seu corpo – saúde, bem estar e autoestima e valorização do meio ambiente, a qual está inserida com toda pontualidade e respeito ao próximo).

Repensando hábitos, mudando atitudes (A busca pela mudança de hábitos, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e práticas higiênicas, contribuindo para boa saúde bem como, para reflexão no ambiente escolar).

Entre fatos e fotos: Geografia e Esporte (Criar um álbum de figurinha relacionado Geografia e o esporte; conhecer a história, cultura, arte, literatura de diferentes povos: Possibilitar que por meio do álbum é possível se divertir e participar de atividades de pesquisa).

Empreendedorismo comercial online (Ideias de empreendedorismo online, decidindo juntamente com o grupo qual será o nicho que se atingir, ou seja no que iremos atuar.

A história da Animação (Desenvolver um curta-metragem, em forma de animação, associando storytelling (enredo criado pelos estudantes) e animação também desenvolvida pelos mesmos).