Anúncios

A aposentadoria é um momento importante que chega para todos, mas o que muitas pessoas não sabem, é que através de um planejamento bem feito, é possível avaliar diversos cenários e descobrir qual deles resultar um melhor valor de benefício do INSS.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe o artigo até o final e veja para fazer um de sucesso. Confira! 

Quando dar início ao planejamento de aposentadoria?

Muitas pessoas têm dificuldades para realizar um planejamento de aposentadoria, um dos principais fatores que leva a isso é a duvida sobre quando é o momento ideal para começar a se organizar com o objetivo de obter uma boa aposentadoria.

De acordo com a visão de Rafael Guedes, que possui um site dedicado aos diversos serviços disponibilizados na plataforma digital do Meu INSS, o ideal é que ao atingir 35 anos de idade a pessoa já comece a se organizar para a aposentadoria, quanto antes o trabalhador se organizar para analisar o panorama geral, mais chances ele vai ter de adquirir o melhor cenário de aposentadoria possível. 

Dicas essenciais para o planejamento de aposentadoria de sucesso

Há algumas dicas que, certamente, podem te ajudar a conseguir fazer com que o planejamento de aposentadoria seja um sucesso na sua vida e te proporcione no futuro. 

Dica 1: Saiba claramente qual é o seu objetivo

Se você estiver planejando a sua aposentadoria é fundamental que você consiga ter um objetivo claro daquilo que deseja, caso contrário, vai ser muito difícil alcançar alguma meta, pois ela não existe.

É um problema quando a aposentadoria é planejada e analisada como um cenário abstrato e muito distante, sendo assim, é crucial tratar esse assunto como algo de extrema importância.

Nunca esqueça que esse é um momento importante na vida de qualquer pessoa, a terceira idade é inevitável e você só consegue garantir bons recursos financeiros quando esse objetivo é claro. 

Dica 2: Pense em outras maneiras de realizar investimentos

Faz parte do planejamento de aposentadoria entender que o bom é aquele que fará com que o dinheiro seja capaz de render, logo, investimentos a longo prazo, que não sejam da previdência, poderão ser uma alternativa para quem já pensa em aposentadoria. 

No entanto, os tipos de aplicações acabam variando, seguindo o perfil de investidor de cada pessoa, e essa é uma escolha que deverá ser feita prestando atenção em todos os detalhes. 

Um exemplo é a de valores, que se trata de um investimento considerado de longo prazo, que poderá fornecer a possibilidade, jamais a garantia, de rentabilidade expressiva.

Dica 3: Planejamento financeiro

É importante que você também consiga colocar os seus gastos em ordem para fazer um bom planejamento de aposentadoria.

Você controla o dinheiro que sai, assim como também o dinheiro entra, e sabe qual parte será destinada para guardar e qual parte será destinada para investir. 

Esse é uma estratégia vantajosa para a vida financeira de qualquer pessoa que pensa a longo prazo e ajuda muito o planejamento de aposentadoria, além de outras metas financeiras. 

Considere explorar essa opção agora mesmo.

 

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilha-lo em suas redes sociais!