Anúncios

Você sabe para que serve e qual é o valor de uma perícia grafotécnica?
O Brasil é um dos países que possuem uma maior demanda por peritos grafotécnicos, pois, atualmente há pouquíssimos profissionais especializados nessa área. No entanto, a cada dia, mais essa profissão tem se expandido e despertado o interesse de diversas pessoas. Assim sendo, caso você tenha curiosidade em conhecer um pouco mais sobre essa área de atuação, quais são as suas respectivas funções e a sua importância, continue lendo esse conteúdo!

Nos dias de hoje, a falsificação de assinatura ou outro tipo de documento, tem se tornado extremamente comum no país. De acordo com uma pesquisa realizado, o Brasil foi indicado como o segundo país que registra o maior número de casos de assinaturas fraudulentas e outros meios de falsificações. Logo, a perícia grafotécnica é considerada de ampla importância no âmbito judicial. Pois, o perito grafotécnico é o profissional responsável por impedir uma fraude, ao realizar um exame inteiramente meticuloso que poderá determinar com exatidão se uma assinatura ou documento é de fato autêntico ou falsificado. Isso porque, falsificar assinaturas ou quaisquer outros documentos é, de acordo com a lei, considerado um crime e que pode resultar em uma multa ou até mesmo acarretar na prisão do indivíduo.
Assim sendo, naturalmente, a demanda por esses profissionais tornou-se cada vez mais alta. Isso porque, existe diversas oportunidades de trabalho para pouquíssimos profissionais especializados na área.

O que é Perícia Grafotécnica?

Mas, afinal, o que é de fato a perícia grafotécnica e como funciona? Segundo especialistas, cada indivíduo possui a sua própria identidade gráfica. Ou seja, basicamente, a caligrafia de cada pessoa é tão singular quanto a sua própria . Desse modo, por mais que alguém possua métodos de falsificar uma assinatura perfeita, ainda é totalmente possível identificar uma fraude com base em outros documentos de autoria da pessoa. Através de um procedimento inteiramente meticuloso, conhecido como perícia grafotécnica. No entanto, o trabalho de um perito grafotécnico vai além de autenticar uma assinatura e identificar fraudes.
A perícia grafotécnica, que é utilizada tanto em âmbito judicial, quanto extrajudicial, é também realizada para identificar se houve alterações na grafia (como raspagens ou emendas), recuperar documentos danificados e também determinar se uma assinatura foi feita sob efeito de coação por outro indivíduo. Além disso, dentro do meio judicial, a perícia grafotécnica também é considerada importante, pois, serve para fornecer provas durante investigações.
Confira quais são os que essa prática pode fornecer!

  • Mais tempo disponível: os peritos grafotécnicos são profissionais freelancers, ou seja, que não possuem quaisquer vínculos empregatícios. Assim sendo, você não precisará cumprir uma carga horária específica e nem outras obrigações de um trabalhador com carteira assinada. Podendo trabalhar quando e onde quiser, sobra mais tempo para você aproveitar como bem entender.
  • Diversas oportunidades de trabalho: como dito anteriormente, existe uma grande demanda de profissionais dessa área, por não ser uma profissão muito popular e por existir inúmeros casos de fraudes no Brasil. Desse modo, de trabalho é o que mais tem para você.
  • Fácil para se especializar: diferentemente da esmagadora maioria das outras , para se tornar um perito grafotécnico, você não precisará de . Apenas um curso para se formar, que geralmente possui poucas horas e pode ser feito no conforto de sua casa!
  • Bom salário: apesar de não possuir um salário fixo, essa é considerada como uma profissão bem remunerada, que você pode ganhar até mais do que trabalhando registrado.

Enfim, essas são apenas algumas das principais vantagens que tornam essa profissão como uma das mais promissoras atualmente.

Qual o valor de uma perícia grafotécnica?

Uma dúvida extremamente comum que surge entre aqueles que não estão muito familiarizados com essa profissão, é sobre qual o valor de uma perícia grafotécnica de qualidade. Bem, levando em conta que o perito grafotécnico não possui um salário fixo, então, basicamente, os seus ganhos são por cada perícia realizada. No entanto, o perito grafotécnico é um profissional bem remunerado, e essa é considerada uma das maiores vantagens que essa área tende a oferecer. Isso porque, uma perícia simples fora de um processo judicial, por exemplo, custa em torno de R$ 2.500,00. Mas, como dito, esse é o valor de uma perícia simples. Já no caso de uma perícia mais complexa e que requer mais trabalho dentro de um processo judicial, pode ultrapassar facilmente esse valor, chegando a custar por volta de R$ 4.000,00.

Conclusão

Em suma, o principal objetivo de um perito grafotécnico é determinar a autenticidade ou fraude de assinaturas ou outros tipos de grafias. Essa profissão não é muito conhecida, e por isso, cada vez mais tem crescido a demanda por profissionais especializados na área. Além disso, o valor de uma perícia grafotécnica é um dos benefícios que faz com que essa atuação esteja mais em evidência ultimamente. Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida referente ao assunto, deixe o seu comentário!